Neoenergia lança Unidade Móvel Educacional com tecnologia de ponta para promover a eficiência energética

Neoenergia lança Unidade Móvel Educacional com tecnologia de ponta para promover a eficiência energética

22/04/25

Projeto integra educação, ciência e inovação para incentivar o uso consciente da energia elétrica para pessoas de todas as idades

 

A Neoenergia Pernambuco lança, nesta terça-feira (22), sua mais nova Unidade Móvel Educacional (UME), um caminhão moderno, expansível e equipado com tecnologia de última geração. O veículo é capaz de triplicar de tamanho, criando um ambiente interativo que pode receber centenas de visitantes por dia. Até a próxima sexta-feira (25), o veículo estará estacionado no Clube Municipal de Paratibe, localizado na Rua Doutor José Mariano, no bairro de Arthur Lundgren I.

A intenção do projet é percorrer todo o Estado levando conhecimento sobre o melhor uso da energia e como pequenas mudanças de comportamento influenciam não apenas no consumo e no valor da conta de energia, mas principalmente na preservação do meio ambiente.

Voltado principalmente para estudantes, mas aberto ao público em geral, o projeto integraeducação, ciência e inovação para promover o uso consciente da energia elétrica. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Aneel.

Dentro do caminhão, os participantes assistem a vídeos educativos em uma sala de projeção, conhecem o caminho que a energia percorre até chegar às residências e exploram conceitos de sustentabilidade por meio de experimentos. Um dos destaques é o globo de plasma, que demonstra, de forma segura, o comportamento da eletricidade. Outro é o gerador Van de Graaff, que chama a atenção ao mostrar, na prática, os efeitos do campo elétrico e da eletrostática.

Também fazem parte da experiência uma parede interativa que simula a transmissão de energia em uma cidade, uma maquete de casa eficiente com dicas para economizar energia no dia a dia e um equipamento gerador manual que permite comparar o consumo de diferentes tipos de lâmpadas. A tecnologia de realidade aumentada, com óculos especiais, proporciona uma imersão digital sobre o futuro da energia.

Para completar, os visitantes podem tirar fotos em um totem digital como lembrança da visita, criando um vínculo afetivo com o conteúdo aprendido.

“Queremos despertar uma nova consciência sobre o uso da energia, mostrando que pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente e para o bolso das famílias”, afirma o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia, Artur Costa.

Esta é a segunda Unidade Móvel Educacional da Neoenergia Pernambuco. Desde 2015, o projeto já atendeu 234.470 participantes. Com o segundo caminhão, a distribuidora reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a formação de uma geração mais consciente e preparada para os desafios do futuro.