- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores
Neoenergia e Bloco Ilê Aiyê
Para celebrar os mais de 50 anos do Ilê Aiyê, um dos maiores representantes da cultura afro-brasileira, a Neoenergia se junta nessa luta, enaltecendo a ancestralidade africana e o protagonismo das mulheres negras. O objetivo da parceria é apoiar a diversidade e promover a inclusão social.
Esse é o primeiro bloco afro do Brasil e a companhia se une para a realização, ao longo do ano de 2025, oito iniciativas culturais e sociais promovidas pela instituição, que é símbolo de resistência e protagonismo negro. Entre os projetos apoiados no primeiro trimestre estão o Festival de Música Negra, a 44ª Noite da Beleza Negra e o desfile de Carnaval.
“A parceria é essencial para o fortalecimento e a manutenção do nosso plano anual. Eventos como o Carnaval, a Noite da Beleza Negra, o Festival de Música Negra e o Cortejo da Liberdade são fundamentais para celebrar a ancestralidade e valorizar a identidade negra. Essa parceria nos ajuda a manter viva a tradição e a expandir o impacto cultural e social do Ilê Aiyê, reafirmando o compromisso com a preservação e a promoção da cultura afro-brasileira. Estamos confiantes de que essa união trará resultados duradouros e transformadores”

Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, fundador e Presidente do Ilê Aiyê
Entre as iniciativas contempladas com o patrocínio estão os desfiles do bloco durante o Carnaval, a Escola Mãe Hilda, que promove educação antirracista, e o projeto Band’Aiyê, que conecta a música do Ilê às novas gerações.
Alguns eventos e iniciativas do Ilê para 2025:


VOCÊ SABIA?





A escolha das cores carrega diversos significados, como a associação ao barro preto das terras de Liberdade e à pele negra. Os traços brancos representam a paz, o amarelo faz referência à beleza e riqueza cultural e o vermelho lembra o sangue do povo negro, derramado durante as lutas por libertação.

Diversidade no Carnaval
O Carnaval é, hoje, um dos espaços mais importantes de diversidade e inclusão, após as diversas transformações e a ressignificação que sofreu ao longo das décadas. Com origem europeia, o Carnaval no Brasil viveu a influência dos povos africanos e dos povos originários, trazendo grupos diversos para o protagonismo da festa.
Além da celebração, a data marca um momento democrático de diversidade e de sociabilidade política e econômica, unindo a sociedade de uma forma plural e igualitária em todos os âmbitos. Em muitas regiões do país os dias de Carnaval podem ser comemorados de forma acessível e com marcas da cultura de cada estado.