PT language
  • EN
  • ES
Placeholder

Biodiversidade

O compromisso da Neoenergia com a preservação da biodiversidade.

A degradação dos ecossistemas e o declínio sem precedentes da diversidade biológica acarretam sérios riscos ambientais, econômicos e sociais, exigindo ações para reversão da perda de biodiversidade, numa visão unânime da comunidade científica de ser consequência direta do impacto das atividades humanas. A perda da biodiversidade, com colapso do ecossistema, foi classificada como o quarto maior risco global em dez anos no Relatório de Riscos Globais, do Fórum Econômico Mundial. Divulgado em janeiro de 2023, o documento alerta que esse é um dos riscos globais em deterioração mais rápida durante a próxima década.

Ciente de que a conservação dos ecossistemas é uma condição essencial para a sustentabilidade global, a Neoenergia está empenhada em assumir posição de liderança na conservação e promoção da biodiversidade no setor de sua atividade. Assume também promover entre seus grupos de interesse a cultura de que a biodiversidade deve ser valorizada, conservada, restaurada e utilizada de forma sustentável, mantendo os serviços ecossistêmicos, promovendo um planeta saudável e proporcionando benefícios essenciais para todas as pessoas.
​​​​​​​
A companhia entende que o respeito à biodiversidade e aos ecossistemas deve estar na vanguarda da estratégia de negócios. Por isso, dede 2019 conta com uma Política de Biodiversidade, revisada em 2022, na qual se compromete a integrar a proteção e a conservação da biodiversidade na tomada de decisões e desenvolver um modelo energético responsável com a natureza como fonte de desenvolvimento sustentável.

Plano Global de Biodiversidade 2030


Em dezembro de 2022, o Grupo Iberdrola aprovou seu Plano 2030 de Biodiversidade, que fortalece o compromisso com a natureza e define como objetivo ter um impacto líquido positivo na biodiversidade no ano de 2030, ou seja, suas atividades devem contribuir para a preservação e a melhoria da biodiversidade. O grupo Neoenergia iniciou, ainda em 2022, a estruturação do seu Plano 2030 de Biodiversidade. O objetivo considera os impactos diretos em espécies ameaçadas e em ecossistemas, derivados das atividades da companhia durante o ciclo de vida de suas instalações. Fundamenta-se na aplicação do princípio de hierarquia de conservação, assim como na implantação de mecanismos de identificação e quantificação dos impactos e no monitoramento de seu cumprimento.

Os Planos de Ação em Biodiversidade das instalações consolidam os diferentes instrumentos aplicáveis a cada fase do ciclo de vida das instalações e são relatados às partes interessadas no Informe Global de Biodiversidade, divulgado bienalmente. Os Planos de Ação para a Biodiversidade podem ser resumidos no seguinte esquema:
 

Os Planos de Ação em Biodiversidade das instalações consolidam os diferentes instrumentos aplicáveis a cada fase do ciclo de vida das instalações e são relatados às partes interessadas no Informe Global de Biodiversidade, divulgado bienalmente. Os Planos de Ação para a Biodiversidade estão resumidos no esquema ao lado.

Notícias

A sintaxe do FreeMarker é inválida.

Failed to "?eval" string with this error:

---begin-message---
Syntax error in ?eval-ed string in line 1, column 30:
Lexical error: encountered "u" (117), after "\"\\".
---end-message---

The failing expression:
==> rootElement.selectSingleNode("//dynamic-element[@field-reference='banner_image']").element("dynamic-content").getText()?eval [in template "template_id" at line 10, column 22]

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
- Failed at: bannerImageObj = rootElement.selectSi... [in template "template_id" in macro "getValues" at line 10, column 5]
- Reached through: @getValues item=item [in template "template_id" in macro "neoLatestsNewsItem" at line 43, column 3]
- Reached through: @neoLatestsNewsItem item=item [in template "template_id" at line 61, column 9]
----