- Produtos e Soluções
Neoenergia Pernambuco instala usinas solares em quatro unidades do IFPE
Distribuidora instalou sistemas fotovoltaicos no Instituto Federal de Pernambuco, nos campi Abreu e Lima, Igarassu, Jaboatão e Paulista
Com investimento superior a R$ 1,1 milhão, a Neoenergia Pernambuco instalou, através do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), quatro usinas solares fotovoltaicas no Instituto Federal de Pernambuco nos campi Abreu e Lima, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e Paulista, todos situados na Grande Recife. As usinas somam potência de 287,51 kWp.
“Essa é mais uma grande entrega do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia. As reduções no consumo com a operação dessas usinas variam de 61% a 78%. São percentuais expressivos que comprovam a importância da transição energética também nas instituições públicas com a adoção de novos modais de geração e consumo de energia”, avalia Ana Christina Mascarenhas, superintendente do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia.
Dentro deste programa, outros cinco campi do Instituto Federal de Pernambuco: Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Garanhuns e Recife, também foram contemplados, com a substituição de lâmpadas ineficientes por LED, que consomem menos energia.
Em Pernambuco, mais de 4,2 mil lâmpadas ineficientes foram substituídas por lâmpadas de LED no Instituto Federal de Pernambuco-IFPE e no Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IFSertão (Campi Petrolina e Floresta).
A ação junto aos dois Institutos Federais não é uma iniciativa isolada da Neoenergia Pernambuco. A distribuidora já promoveu a substituição de lâmpadas em centenas de prédios públicos do Estado e instalou usinas solares fotovoltaicas no Tribunal Regional Federal da 5ª Região; na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD); Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP); Hospital da Mulher do Recife; Hospital Armindo Moura; Hospital Dom Tomás; Fundação Terra, entre outros.
Desenvolvimento sustentável - A instalação da usina solar nos prédios dos Institutos Federais está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável números 7 (energia limpa e acessível), 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 17 (parcerias e meios de implementação).