Prévias carnavalescas recebem atenção especial da Neoenergia, no Estado

Prévias carnavalescas recebem atenção especial da Neoenergia, no Estado

30/01/25

Distribuidora promoveu uma série de ações preventivas para garantir a continuidade do fornecimento de energia com qualidade e segurança

 

A Neoenergia Pernambuco vem realizando uma série de ações preventivas de preparação da rede elétrica para o período pré-carnavalesco. As cidades de Olinda e Recife, polos das principais festividades de Carnaval em Pernambuco, e sedes dos principais ensaios de blocos, concentram boa parte desses esforços. O objetivo é assegurar o fornecimento de energia durante os cortejos que já movimentam diversos pontos das cidades nos fins de semana.

As ações preventivas, realizadas nos últimos meses, incluíram mais de 5.700 podas, além da instalação de 5 mil espaçadores na rede - que evitam que as fases dos cabos toquem um no outro, reduzindo os curtos-circuitos. Foram realizadas, ainda, inspeções preventivas em mais de 800 quilômetros de redes que abastecem os polos carnavalescos - como as ladeiras de Olinda e as ruas e avenidas do Centro do Recife. Mais de 575 componentes da rede elétrica, como isoladores, conexões de cabos e postes foram substituídos. Durante as prévias, profissionais do Centro de Operações Integradas (COI) da concessionária também estão acompanhando, em tempo real, o fornecimento de energia nos locais de grande concentração de agremiações.

“Temos realizado uma série de vistorias e ações nos percursos dos principais blocos do Estado. Temos trabalhado dia e noite para que o povo pernambucano possa brincar um Carnaval com muita alegria, mas, principalmente, com muita segurança. Iniciamos as ações em setembro de 2024 e só vamos terminar após o último bloco ir para a rua”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Aldo Bezerra Neto.

Além disso, a Neoenergia Pernambuco dobrou o número de equipes em campo e está atuando com para inibir as ligações clandestinas, retirando as irregularidades que, além de estarem fora do padrão de ligação de energia, representam um risco para o folião. As fiscalizações são realizadas, inclusive, nos locais onde foram removidas irregularidades, para flagrar possíveis reincidências.

Em outra frente, a empresa está realizando ações de orientação com informações sobre o uso seguro da energia em algumas prévias. A intenção é orientar o folião sobre os riscos de aproximação da rede elétrica e de intervenções indevidas que podem colocar em risco a vida de pessoas.

Confira as principais dicas de segurança para as prévias carnavalescas:

•          Em caso de fio caído, não se aproxime e avise a distribuidora que atende a sua região;

•          Não jogue serpentina na direção da rede elétrica;

•          Não aproxime “bastão de selfie” da rede elétrica. O contato com a rede pode ser fatal.

•          Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica;

•          Nunca faça ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime;

•          Não coloque enfeites e nem jogue objetos nos postes, e muito menos na rede elétrica;

•          Não utilizar balões (blimps) e placas de propaganda que se aproximem ou toquem na rede elétrica;

•          Não posicionar jatos d’água em direção à rede elétrica;

•          Não solte fogos de artifício perto da rede elétrica;

•          É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas, balcões e camarotes;

•          Observe se palcos e tendas com estruturas metálicas possuem aterramento elétrico, conforme definições da norma NBR 5410. É importante que as coberturas dos palcos estejam bem fixadas, evitando o desprendimento e possível projeção contra a rede elétrica.;

•          A área onde está localizado o disjuntor de energia elétrica deve estar livre de qualquer obstáculo e bem sinalizado. Ele deve estar dimensionamento para atender as demandas das instalações elétricas e desligadas imediatamente em caso de emergência.

•          Não permita a utilização de “T” ou “benjamins” para conexão de diversos equipamentos. O mais seguro é ligar os equipamentos com potências compatíveis numa régua do tipo “filtro de linha”.

•          Redobre a atenção para que crianças não se aproximem dos equipamentos elétricos da festa (caixas de som, teclados, microfones, refletores etc.);

•          Não permita que pessoas com o corpo molhado utilizem microfones, especialmente se elas estiverem descalças ou o aparelho não esteja com os cabos em boas condições;

•          Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avise imediatamente a Neoenergia.