Neoenergia identifica indústria de tintas consumindo energia de forma irregular, no Cabo de Santo Agostinho

Neoenergia identifica indústria de tintas consumindo energia de forma irregular, no Cabo de Santo Agostinho

24/02/25

Estima-se que a Starlux teria desviado 320 mil quilowatts-horas, quantidade suficiente para abastecer 2,7 mil residências por 30 dias

 

Em mais uma ação de combate a irregularidades no consumo de energia elétrica em Pernambuco, a Neoenergia, a Polícia Civil e o Instituto de Criminalística, identificou um desvio de energia na indústria de tintas Starlux, localizada no Cabo de Santo Agostinho. Durante a inspeção, foi constatado que a unidade estava desviando energia elétrica, consumindo sem de forma irregular, sem passar pela medição. A equipe técnica da Neoenergia Pernambuco eliminou a irregularidade e normalizou o cliente.

O impacto do desvio de energia foi significativo. Estima-se que foram furtados 320 mil quilowatts-horas, quantidade suficiente para abastecer cerca de 2,7 mil residências por um período de 30 dias. Esse tipo de crime compromete a qualidade e a segurança do fornecimento de energia para toda a população, podendo causar sobrecarga na rede elétrica e aumentar o risco de acidentes dentro da indústria e até mesmo fora dela.

Como resultado da operação, o proprietário da Starlux foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos e poderá responder por furto de energia elétrica, crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até quatro anos de reclusão.

A Neoenergia Pernambuco reforça seu compromisso com a transparência e a segurança do sistema elétrico, investindo continuamente em tecnologias de monitoramento e no fortalecimento de parcerias com órgãos fiscalizadores para combater irregularidades.

Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, ela pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco, por meio do 116, e fazer a denúncia. Não precisa se identificar. Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.