- Produtos e Soluções
Operação remove fios irregulares em postes da Avenida Conde da Boa Vista
Em função da retirada de fios, a Celpe orienta os usuários que eventualmente tenham os serviços de internet e TV a cabo interrompidos a procurarem seus provedores para obter esclarecimentos. “As ações preventivas de ordenamento visam o cumprimento dos padrões técnicos exigidos pela Celpe aos provedores de internet, o que impacta diretamente na redução da poluição visual e garante que as normas de segurança estão sendo cumpridas. Trabalhamos com tolerância zero às instalações irregulares, e estamos intensificando as atividades de combate ao desvio de padrão na instalação de cabos de internet em nossos postes”, comenta Evandro Simões, gerente Operacional da Celpe.
Um levantamento estatístico conduzido pela Celpe, neste ano, apontou que 87% dos provedores de internet, no Grande Recife, utilizam clandestinamente os postes da distribuidora. O estudo identificou mais de 400 empresas que instalaram redes em postes à revelia da distribuidora. O Recife concentra o maior número de provedores irregulares. Na capital pernambucana foram catalogados 117 prestadores de serviço de internet, dos quais 19 possuem contrato de compartilhamento de uso dos postes. Além do Recife, a concessionária vistoriou redes nas cidades de Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata.
Em algumas áreas do Grande Recife, os postes estão saturados e não comportam mais a instalação de novos fios. Nas demais localidades, as operadoras interessadas em usar a estrutura da Celpe devem procurar a concessionária para formalizar projetos, em conformidade com as normas técnicas previstas na legislação vigente.
Anualmente, a Celpe direciona cerca de R$ 2 milhões para as operações de ordenamento de fiação instalada irregularmente por operadoras de telefonia e telecomunicações. A concessionária pernambucana vem realizando, desde 2015, uma ação pioneira no País para o reordenamento, com foco no cumprimento dos requisitos de segurança. Em 2017, equipes da companhia removeram mais de 15 toneladas de fios instalados irregularmente ou de forma clandestina em postes da concessionária . Neste ano, a empresa já recolheu mais de sete toneladas de fios irregulares.
Sobre a Celpe
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,6 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).