Rede elétrica de Mongaguá recebe tecnologia que agiliza o restabelecimento de energia

07/10/21

Equipamento irá reduzir o tempo de interrupção para 10 mil clientes dos bairros Nossa Senhora de Fátima, Jardim Praia Grande, Jardim Oceanópolis, Jardim Guanabara e Jardim Aguapeu

 

A Neoenergia Elektro investe constantemente em tecnologias para manter a rede elétrica eficiente e mitigar as ações que provocam interferência na qualidade do fornecimento de energia. Nesta semana foi concluída a instalação de um novo religador que irá atender os moradores de Mongaguá, no litoral paulista. O investimento beneficia 10 mil clientes do bairros: Nossa Senhora de Fátima, Jardim Praia Grande, Jardim Oceanópolis, Jardim Guanabara e Jardim Aguapeu. 

Os religadores são equipamentos de proteção que trazem um grande benefício para a continuidade do fornecimento de energia, pois auxiliam na recomposição do sistema elétrico automaticamente, no menor tempo possível, em caso de interrupções. Assim, quando árvores ou raios caem sobre a rede elétrica durante uma tempestade, por exemplo, interrompendo o fornecimento de energia, o sistema já identifica o trecho onde houve a interrupção, isola a área danificada e normaliza imediatamente o fornecimento de energia para a maioria dos clientes impactados.

A  automatização ocorre nas redes elétricas urbanas e rurais. Na área urbana, busca atender locais com grande concentração populacional e próximas a unidades de saúde. Em áreas rurais, em que os circuitos são longos e atendem a clientes muitas vezes distantes, a instalação de religadores agiliza o restabelecimento a esses clientes. Ao todo, a Neoenergia Elektro já instalou 43 religadores em Mongaguá.