Mais de 200 famílias de Peruíbe, Pariquera-Açu e Itariri serão beneficiadas com a troca de geladeiras velhas por novas mais econômicas

19/02/25

Trocas serão destinadas aos clientes da Neoenergia Elektro em situação de vulnerabilidade e afetados pelas chuvas. Em Peruíbe, a entrega contou com a participação da judoca Bia Souza, campeã olímpica e embaixadora do Time Neoenergia

 

Os municípios de Peruíbe, Pariquera-Açu e Itariri vão receber, nas próximas semanas, 200 geladeiras mais econômicas, em substituição aos refrigeradores antigos. A ação faz parte do projeto de Eficiência Energética da Neoenergia Elektro, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). As entregas realizadas em Peruíbe contaram com a participação de Bia Souza, judoca, medalhista olímpica do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024 e embaixadora do Time Neoenergia.

Peruíbe (SP), onde Bia foi criada, foi a primeira cidade a ser contemplada pela iniciativa em 2025. Em janeiro deste ano, o município foi castigado por fortes chuvas. Com a cheia do Rio Preto e seus afluentes, diversas pessoas tiveram que deixar suas casas. As famílias atingidas, e que foram mapeadas pela prefeitura por atenderem os critérios do projeto, receberam as novas geladeiras nesta quarta-feira (19). A retirada dos refrigeradores ocorreu no Ginásio Poliesportivo do Caraguava, que fica na Rua Padre Vitalino Bernini - Jardim Caraguava, em Peruíbe. Bia Souza participou da cerimônia.

O objetivo da iniciativa é estimular o consumo consciente através da substituição do eletrodoméstico velho e ineficiente por um novo, proporcionando economia na conta de energia.

Vivendo de favores e doações, Dannyele Coimbra, casada e mãe de três filhos é uma das contempladas. Durante a enchente do início do ano, a casa dela foi atingida pela água em meia hora. A geladeira, um dos eletrodomésticos perdidos, será substituída na próxima semana. “Quando os funcionários da empresa me procuraram para me cadastrar, fiquei muito feliz. Parece um sonho!”, comenta.

Como funciona o projeto

Para ter acesso ao programa, o cliente da concessionária precisa estar inscrito no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ter o Número de Inscrição Social (NIS) e ser cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

“Nossos técnicos avaliam a geladeira antiga e calculam a redução do consumo na residência com o equipamento novo. Além da geladeira, fazemos a substituição de lâmpadas, trocando-as por lâmpadas de LED”, explica Daniela Souza, coordenadora de eficiência energética da Neoenergia Elektro.

Para os municípios do Litoral Sul e Vale do Ribeira, a concessionária irá doar 200 geladeiras. Ao longo de 2025, no total, serão substituídas outras 1.000 unidades.

Cronograma:

Pariqueira – Açu
Data: 27/02

Itariri
Data: 28/02