- Produtos e Soluções

Elektro e Nokia implantam rede privada LTE pioneira para operação da rede elétrica em Atibaia (SP) e região
- Primeira implantação privada de LTE no Brasil em distribuição de energia elétrica vai permitir o rápido restabelecimento em caso de falha e melhorar o fornecimento de energia em Atibaia e outras cidades do estado de São Paulo.
- Projeto de smart grid (rede inteligente) vai otimizar a operação e reduzir custos, aumentando a confiabilidade da rede em até 50% e reduzindo as perdas comerciais em até 80%.
- Rede LTE conectará os medidores inteligentes de 75.000 clientes e outros equipamentos para gerenciar o uso de energia e permitir um consumo mais eficiente e limpo com a integração da geração distribuída.
A Nokia foi escolhida pela Elektro, distribuidora do Grupo Neoenergia, controlado pela espanhola Iberdrola, para implantar uma rede privada de banda larga sem fio LTE que aumente a confiabilidade e a eficiência da rede elétrica na cidade de Atibaia e arredores, no estado de São Paulo. A rede, primeira do gênero no Brasil, atenderá a mais de 75.000 residências e empresas na região.
A rede 4G LTE será implantada na faixa de frequência de 3,5 Gigahertz (GHz), a primeira instalação do tipo na América do Sul. A rede conectará equipamentos de rede, medidores inteligentes, subestações e fontes de geração de energia em toda a área de serviço, permitindo a automação da rede por meio da troca de informações em tempo real entre os dispositivos e o Centro de Operações da Elektro, em Campinas (SP). Será ainda possível identificar rapidamente a origem dos eventos na rede elétrica para uma rápida restauração em caso de falha, até mesmo para evitar a ocorrência de interrupções, garantindo um serviço de alta qualidade para os clientes da Elektro.
Para o projeto, a Nokia fornecerá à Elektro a solução Nokia AirScale Single Radio Network (SRAN), que inclui estações base (eNodeBs), Enhanced Packet Core (Core de Rede) e CPE (Customer Premises Equipment). A Nokia também fornecerá serviços, desde o projeto da rede à sua implantação, integração do sistema, operação assistida, manutenção e treinamento.
O acordo se baseia no forte histórico da Nokia de fornecimento de redes de missão crítica para as concessionárias de energia e marca a sólida posição da empresa no emergente mercado de redes privadas LTE. Ele também destaca o avanço da estratégia da Nokia de expandir sua base de clientes para além da esfera tradicional de telecomunicações, foco importante dos esforços de diversificação da empresa.
Para Mario Ruiz-Tagle, presidente da Neoenergia, a parceria é promissora: “A Neoenergia está comprometida com o desenvolvimento sustentável e com a total digitalização de suas redes. O projeto em Atibaia é um esforço pioneiro aqui no Brasil e proporcionará maior eficiência de energia para trazer maior qualidade e economia aos nossos clientes. É igualmente importante o fato de que o projeto permitirá, no futuro, que recursos de energia distribuída sejam introduzidos, tais como a geração fotovoltaica e veículos elétricos, ao mesmo tempo em que fornecerá as comunicações necessárias de nossa transformação em novos modelos de negócios”.
Osvaldo Di Campli, vice-presidente da Nokia para a América Latina, disse: “O projeto de implementação de rede privada LTE fornecerá conectividade em grande escala, ampla cobertura, além de grande largura de banda, itens necessários para que a Elektro melhore ainda mais sua rede de distribuição tornando-a mais inteligente. É uma solução preparada para o futuro, fornecendo um caminho de evolução até a tecnologia 5G, que oferecerá uma série de recursos adicionais para acompanhar o ritmo acelerado do mercado de operadores de energia”.