Ar-condicionado, ventilador ou climatizador? Sabia qual é o equipamento ideal para enfrentar o calor

Ar-condicionado, ventilador ou climatizador? Sabia qual é o equipamento ideal para enfrentar o calor

15/01/25

Neoenergia Cosern explica diferenças entre os três maiores aliados para garantir conforto térmico com a subida das temperaturas

 

O verão de 2025 promete ser um pouco menos quente no Rio Grande do Norte, mas as temperaturas vão oscilar entre 31°C e 32°C de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Para enfrentar a sensação de calor, é impossível não recorrer a ventiladores, ares-condicionados e climatizadores. Será que existe diferenças entre estes três equipamentos? De que forma é possível garantir conforto térmico sem ter surpresas com a conta de luz no final do mês?

O engenheiro eletricista de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, Gabriel Lopes, dá dicas importantes sobre os três eletrodomésticos. Avalie as vantagens e desvantagens de cada tipo de aparelho na hora da compra.

Ventilador:

Vantagem: a maior delas é que a potência média de um ventilador é de apenas 100W, ou seja, o consumo não é tão significativo no consumo total da conta de luz.

Desvantagem:  não é a melhor opção para quem tem problemas respiratórios e alergia à poeira, já que o aparelho ajuda a espalhar partículas e direciona o vento para um único ponto, além de não umidificá-lo.

Ar-condicionado:

Vantagem: conforto térmico.

Desvantagem: consome mais energia do que o ventilador e costuma deixar o ar mais seco. Se a sua escolha for comprar um desses equipamentos, uma dica para minimizar o problema é deixar uma bacia com água no ambiente para ajudar a umidificar o ar.

A potência do ar-condicionado residencial normalmente varia de 900 W a 1.400 W. Em média, ele consome mais de 190 kWh ao mês (se ligado entre 22h e 6h da manhã, por exemplo), ou seja, mais do que o dobro do consumo do chuveiro elétrico (considerando a utilização durante 32 minutos por dia, com 4 banhos de 8 minutos cada, o que resulta num consumo aproximado de 90 kWh/mês) e mais que o triplo de uma geladeira frost free duplex com capacidade de 440 litros (consumo aproximado de 60 kWh/mês).

Ainda sobre o ar-condicionado, ele não deve ser instalado em locais expostos ao sol, na parte de baixo das paredes e, durante o seu uso, portas e janelas devem ficar bem fechadas quando estiver ligado, além de ser muito importante fazer a limpeza dos filtros regularmente.

Climatizador:

Vantagem: aparelhos que conseguem reunir vantagens tanto do ventilador quanto do ar-condicionado. O aparelho promove a circulação do ar em todo o ambiente e consegue manter o ar úmido, através da evaporação de água. Entre as vantagens, está o fato de ser mais econômico do que o ar-condicionado, mais barato e mais leve, o que facilita o transporte para diversos lugares. Para quem tem problemas respiratórios, o climatizador de ar é a opção mais adequada. A potência varia de 130 W a 1.500 W.

Desvantagem: como o objetivo do climatizador não é refrigerar o ambiente – e sim ventilar e umidificar –, ele não é um equipamento adequado para ser usado em lugares já excessivamente quentes e úmidos, como cidades litorâneas, por exemplo.

Atenção ao Selo Procel:

É importante lembrar que os equipamentos com Selo Procel de Economia de Energia são os mais econômicos. Muitas pessoas confundem este selo com a Etiqueta do Inmetro, que avalia o nível de eficiência energética dos equipamentos e classifica por categorias, sendo A os mais eficientes, e podendo chegar de C até G, dependendo do produto.