Confira algumas informações úteis e saiba como solicitar a ligação de sua unidade consumidora!
Antes de gerar a sua solicitação de serviço é necessário estar com as instalações elétricas do padrão de entrada devidamente instaladas e prontas para receber o medidor de energia elétrica.
O padrão de entrada é o conjunto de acessórios composto por caixa de medição, sistema de aterramento, disjuntor, condutores e outros componentes indispensáveis para que a Neoenenergia realize a ligação de energia.
Para realizar uma nova ligação clique no botão abaixo.
Documento devidamente assinado por profissional habilitado em seu conselho, emitido por um responsável técnico que tem atribuições para realizar a atividade. Este documento é exigido em situações que devido à complexidade do serviço é necessário um responsável técnico habilitado. Entende-se como Documento de Responsabilidade Técnica os seguintes documentos:
ART: Anotação de Responsabilidade Técnica, a qual é emitida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA);
RRT: Registro de Responsabilidade Técnica, o qual é emitido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU);
TRT: Termo de Responsabilidade Técnica, o qual é emitido pelo Conselho Nacional de Técnico Industrial (CFT).
Instalações especiais/Equipamentos especiais:
São instalações especiais, aquelas destinadas a locais onde são desenvolvidas atividades que propiciem aglomerações ou fluxos de pessoas, tais como: circos, parques de diversão, igreja e locais para realização de festividades, comícios, espetáculos e exposições, além de atividades com intervenções diretas à saúde. Consideram-se, ainda, instalações especiais àquelas destinadas a locais que possa haver presença de produtos inflamáveis ou explosivos, tais como: gás, fogos de artifícios, combustíveis etc.
Consideram-se equipamentos especiais os aparelhos de raios-x, máquinas de solda a transformador, fornos elétricos a arco, fornos elétricos de indução, retificadores e equipamentos de eletrólise etc., com carga instalada conforme placa do fabricante.
Ah, e fique atento! Também é necessária emissão de documento de responsabilidade técnica civil quando houver:
Poste de concreto armado construído no local, exceto para as unidades monofásicas, bifásicas residenciais e trifásicas das categorias T0, T1, T5 e T6;
Pontaletes que divergem do especificado no normativo;
Instalação do ponto de ancoragem do ramal de ligação diretamente em alvenaria das edificações (Documento de Responsabilidade Técnica do dimensionamento e execução da ancoragem);
A utilização de acessório ou ferragem não padronizada que alterem as condições normais do poste (Documento de Responsabilidade Técnica civil de dimensionamento das ferragens e poste).
Lembre-se: o padrão de entrada deve ficar no máximo a 1 metro de distância do portão/calçada (limite entre o terreno e a via pública), permitindo o livre acesso à Distribuidora.
Para que a energia chegue à seu imóvel, você deve providenciar a instalação do Padrão de Entrada, um conjunto composto de:
Caixa de medição;
Sistema de aterramento;
Condutores e outros acessórios indispensáveis para que a ligação eletrica seja realizada conforme as normas técnicas.
A correta instalação agiliza o atendimento e evita custos de correção e de taxas extras do serviço.
Para facilitar a montagem, aqui estão algumas orientações técnicas importantes: Primeiro você deve saber o tipo da instalação.
Tipo M (monofásico) - Dois fios (fase e neutro)
Aplicado às instalações com carga instalada até 10 kW para tensão de fornecimento 220/127 V.
Importante:
Não é permitida neste tipo de atendimento a instalação de aparelhos de raios-X ou máquinas de solda a transformador.
Aplicado às instalações com carga instalada até 15 kW para tensão de fornecimento 380/220 V. Não é permitida neste tipo de atendimento a instalação classe 220 V máquina de solda a transformador com mais de 10 kVA e aparelho de raios-X da classe de 220 V com potência superior a 1,50 kW.
Tipo T (trifásico) - Quatro fios (três fases e neutro)
Aplicado às instalações com carga instalada até 75 kW e demanda de 75 kVA para tensão de fornecimento 220/127 V.
Importante:
Não é permitida neste tipo de atendimento a instalação de máquina de solda a transformador classe 127 V com mais de 2 kVA ou da classe 220 V com mais de 10 kVA e aparelho de raios-X da classe de 220 V com potência superior a 1,50 kW ou trifásico com potência superior a 20 kVA.
Aplicado às instalações com carga instalada até 75 kW e demanda de 75 kVA para tensão de fornecimento 380/220 V.
Importante:
Não é permitida neste tipo de atendimento a instalação de máquina de solda a transformador classe 220 V com mais de 10 kVA e aparelho de raios-X da classe de 220 V com potência superior a 1,50 kW ou trifásico com potência superior a 20 kVA.
Caso existam aparelhos de potências superiores às citadas, devem ser efetuados estudos específicos para sua ligação.
Estar com as instalações elétricas de acordo com as normas técnicas;
Não possuir débitos junto a distribuidora.
Nos casos de consumidores a serem ligados em alta tensão ou edifícios com cinco ou mais Unidades Consumidoras, será necessário submeter o projeto das instalações elétricas à aprovação da Neoenergia.
Pessoa física:
Nome completo;
Cadastro de Pessoa Física - CPF;
Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito, Passaporte e o Registro Administrativo de Nascimento Indígena - RANI no caso de indígenas;
Endereço completo e pontos de referência da Unidade Consumidora;
Telefone e e-mail;
Atividade principal de consumo (residencial, comercial, etc);
Previsão de carga instalada - eletrodomésticos e/ou máquinas que existirão na Unidade Consumidora.
Pessoa Jurídica:
Cópia do estatuto ou contrato social da empresa;
Cópia do Contrato de Sucessão Comercial;
Cópia do CNPJ da empresa;
Cópia da Inscrição Municipal/Estadual (se houver);
Cópia da ata ou outro documento de designação do representante legal;
Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora;
Atividade principal de consumo (residencial, comercial, etc);
Previsão de carga instalada - eletrodomésticos e/ou máquinas que existirão na Unidade Consumidora.
DOCUMENTAÇÃO DO REPRESENTANTE LEGAL:
CPF (válido);
Carteira de Identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito (válida), Passaporte (válido).
EM ÁREAS RURAIS:
Documentos do solicitante como citado acima (seja pessoa física ou jurídica);
Escritura do registro de imóveis atualizada e matrícula em nome do solicitante, ou outro documento que comprove a posse do imóvel;
Solicitações irrigante: Necessário Outorga d’água e licença ambiental.
Pontos de Atenção:
Para o imóvel que esteja localizado em área de preservação ambiental, apresentar licença emitida por órgão responsável;
Caso o CEP não seja identificado, será necessária a apresentação de um comprovante de residência ou declaração de endereço da prefeitura do município;
Nos casos de consumidores a serem ligados em alta tensão ou edifícios com cinco ou mais Unidades Consumidoras, é importante consultar a Norma específica para esse tipo de Ligação. Clique aqui e confira; (direcionar a pag Normas)
Ligações para indústrias/Alta tensão devem ser solicitadas através do portal. Clique aqui e confira;
Ligações com carga acima de 35kw é necessário apresentação de documento de responsabilidade técnica. Consultar norma para demais casos;
Cliente cadastrado na tarifa social de energia elétrica, deve apresentar número do NIS;
Deixar visível o número do imóvel no local a ser ligado;
Instalação de padrão de entrada em unidades consumidoras tombadas pelo patrimônio histórico. O patrimônio de valor histórico, representado por monumentos, edificações e sítios históricos, tombados pelo Governo Federal, deve ser preservado de qualquer agressão. Não é permitida, portanto, a instalação do Padrão de Entrada nas fachadas desses imóveis, uma vez que os medidores de energia interferem nas suas características arquitetônicas. Recomendamos a instalação de equipamentos de medição na parte interna dos imóveis.
Ligações sem obras:
O prazo para realização de uma ligação nova é de 5 dias úteis.
Para conhecer todos os prazos acesse a Resolução 1000. Clique aqui e confira.
Não há cobrança de taxa para esse serviço, na primeira visita.
No caso de reprova durante a vistoria, será cobrado taxa, que virá na sua primeira fatura de energia elétrica, de acordo com os valores estabelecidos em Resolução da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica.
Caso seja necessário realizar obra de extensão de rede, manutenção/ampliação ou não exista rede, entre outros, os prazos serão afetados.
Ligações com obras:
Ligação Baixa tensão (380/220V): Até 30 (trinta) dias, contados da data da solicitação;
Ligação Alta tensão (13.800V): Até 30 (trinta) dias, contados da data da solicitação;
Esses prazos terão como objetivo elaborar os estudos, orçamentos e projetos e informar por escrito o prazo para conclusão das obras de distribuição, bem como a eventual necessidade de participação financeira.
Atenção: Após a elaboração do projeto o cliente receberá notificação via e-mail a respeito de todo o projeto, com previsão de prazo para conclusão após sua aprovação.
As ligações residenciais e sem débitos podem ser solicitadas aqui pelo nosso site. Clique aqui e peça agora. Se preferir, entre em contato pelo nosso WhatsApp e siga o passo a passo solicitar a ligação.
Também é possível realizar pelo nosso número de telefone 116, Lojas de atendimento ou nos Credenciados Neoenergia Serviços de Atendimento.