Eletricista inspecionando local

Neoenergia promove workshop para empresas de telecomunicações sobre uso correto dos postes

17/06/24

No evento, serão abordadas as melhores práticas e procedimentos para atuação segura na faixa de ocupação das estruturas compartilhados pela concessionária, evitando assim acidentes e incêndios

A Neoenergia Pernambuco promove, nesta terça-feira (18), o I Workshop de Compartilhamento de Infraestrutura, às 8h, no auditório da concessionária, localizado na Av. João de Barros, 111, no bairro da Boa Vista, no Recife. O evento tem como finalidade orientar e capacitar os provedores de telecomunicações a respeito dos procedimentos de segurança necessários para atuação segura dos trabalhadores que atuam diretamente na faixa de ocupação dos postes da concessionária.

A intenção da distribuidora é apresentar os requisitos de segurança que devem ser seguidos pelos profissionais das operadoras de telefonia, desde o uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs), até o lançamento seguro dos cabos e fibras, atendendo a todos os normativos aplicáveis.

Nossa intenção é mostrar que o comportamento seguro beneficia não só o trabalhador mas toda a sociedade. Vamos intensificar o trabalho de combate às irregularidades nos postes e, por isso, vamos realizar este workshop para alinhar as informações de forma antecipada para que todas as empresas possam se regularizar e organizar suas redes, deixando os postes mais limpos e seguros”, afirmou o supervisor operacional da Neoenergia Pernambuco, Weudo Monteiro.

Durante o evento, também serão apresentados os investimento feitos pela Neoenergia para melhoria contínua das rotinas de fiscalização e controle de seus ativos de forma a coibir práticas que remetam à ocupação clandestina e desordenada dos postes. A empresa adquiriu um novo sistema técnico que entrará em vigor a partir do mês de julho. O software contribuirá para uma melhor gestão do compartilhamento de infraestrutura e relacionamento com os provedores de telecomunicações, desde a solicitação do uso do poste até a assinatura do contrato.

A Neoenergia tem promovido uma série de ações de ordenamento de rede no Estado. Nos últimos três anos, foram cerca de 200 toneladas de equipamentos retirados dos postes em vários municípios. Neste ano, a distribuidora triplicou o número de equipes em campo para atuar exclusivamente neste serviço. O objetivo é ultrapassar a marca de 100 toneladas de fios e caixas de internet irregulares ou fora dos padrões de segurança retirados até o final deste ano.