Instituto Neoenergia inaugura nova iluminação do Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém

10/12/24

Programa de iluminação cultural do Instituto Neoenergia reconecta moradores de Itanhaém com a sua própria história

 

O Instituto Neoenergia realiza, nesta terça-feira (10), a partir das 19h, a entrega da nova iluminação do Convento Nossa Senhora de Conceição de Itanhaém. Contemplada pelo Programa de Iluminação Cultural da organização, a edificação histórica passou por um processo de conservação e recuperação ao longo dos últimos meses.

Patrimônio histórico do Brasil com 492 anos, o Convento Nossa Senhora da Conceição é templo de fé e devoção há mais de 400 anos. Localizado no alto do morro do Itaguaçu, no Centro Histórico de Itanhaém, sua construção é no estilo Colonial Barroco do século XVI e XVII e se iniciou por volta de 1639. O Convento é a mais antiga construção de Itanhaém. Está entre as primeiras igrejas a serem construídas no Brasil e teve seu processo de tombamento iniciado pelo IPHAN em 1939 e CONDEPHAAT em 1975.

A inauguração do novo projeto luminotécnico ecoeficiente do Convento, composto por projetores de LED de alta performance e baixo consumo de energia capazes de gerar uma economia de até 60% na sua iluminação, está marcada para às 19h15.

“Valorizar o legado histórico de edificações emblemáticas do nosso país, apoiando o desenvolvimento socioeconômico, fortalecendo o turismo sustentável e engajando a comunidade local com atividades de educação patrimonial são os nossos principais objetivos com essa iniciativa. Queremos resgatar a memória das regiões contempladas, impulsionando a inclusão social, geração de trabalho e renda e criação de novas oportunidades”, explica Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

O Programa de Iluminação Cultural em Itanhaém, município a cerca de 90 km da capital do estado, é uma iniciativa do Instituto Neoenergia em parceria com a Prefeitura de Itanhaém e a Diocese de Santos, administradora do convento desde 1916, e em parcerias técnicas com a Brasilis e a Neoluz.