- Produtos e Soluções

Elektro reforça a importância da poda de árvores próximas a rede elétrica
Em cinco dias, mais de 900 podas foram realizadas na região de Mogi Guaçu
Para reduzir o risco de interrupção no fornecimento de energia causado pela interferência de árvores na rede elétrica, a Elektro, em ação conjunta com as prefeituras de Estiva Gerbi, Mogi Mirim e Mogi Guaçu, realizou a poda de 960 árvores que estavam em contato com a rede elétrica. A operação contou com oito equipes de eletricistas da concessionária e quatro equipes da prefeituras. Em cinco dias, as equipes percorreram os pontos onde os galhos ou copa de árvores estavam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica. Em Mogi Mirim foram necessárias 543 podas, em Mogi Guaçu 253 e em Estiva Gerbi 164 podas. Caminhões das prefeituras auxiliaram na retirada dos resíduos.
Manter galhos longe da rede elétrica é uma medida de segurança. Nos espaços públicos o trabalho da poda preventiva compete à prefeitura, enquanto nos imóveis residenciais e comerciais, cabe aos proprietários e responsáveis. O trabalho da Elektro visa garantir a segurança dos clientes e também evitar problemas no fornecimento de energia.
“ Os galhos em contato com a rede elétrica podem provocar rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até curto-circuito elevando o risco de incêndio e choque elétrico. Isso é ainda mais perigoso em dias de temporais”, explica Fabio Lima, gerente da Elektro.
Quando os fios estão muito próximos da rede, a Elektro é acionada para evitar riscos. A concessionária dispõe de recursos e serviço especializado – caminhões com cesta aérea e trituradores de galhos – e equipes qualificadas, inclusive de linha viva, que realizam os serviços com a rede energizada e garantem a eficiência dos serviços sem que o cliente sofra uma interrupção no fornecimento da energia. Os resíduos de podas são direcionados para compostagem, o que também beneficia o meio ambiente.
“Nossas equipes seguem todos os critérios ambientais, retirando somente as partes que estão próximas à rede elétrica e priorizando a preservação das espécies. O serviço de poda precisa ser feito por profissionais qualificados para não danificar as árvores”, enfatiza Fabio Lima, gerente da Elektro
Por esse motivo é importante plantar espécies adequadas e manter os cuidados com a poda para que a árvore não avance sobre a rede elétrica. Uma das recomendações, por exemplo, é que o plantio não seja realizado em proximidade com os equipamentos elétricos, como postes, cabos e transformadores. Essa é uma das orientações de segurança da Elektro, confira outras dicas: