Crianças devem aprender sobre uso seguro de energia elétrica desde cedo

Crianças devem aprender sobre uso seguro de energia elétrica desde cedo

11/10/2024

Neoenergia Cosern reforça orientações de segurança para as crianças não ficarem expostas a riscos durante manuseio de equipamentos eletrônicos

 

Neste sábado, 12 de outubro, será comemorado o Dia das Crianças. A maioria delas escolhe como presente equipamentos eletrônicos como smartphones, tablets e videogames. Eles exigem carregamento frequente das baterias. É neste momento da recarga, lembram os especialistas, que os responsáveis devem ensiná-las, desde cedo, a forma correta de uso para prevenir acidentes com a energia elétrica. A recomendação primordial é que nunca sejam manuseados enquanto estejam conectados às tomadas.  

Muitas famílias possibilitam o entretenimento dos(as) filhos(as) por meio de equipamentos eletrônicos. Tablets e celulares são os mais comuns. O manuseio desses itens requer atenção. É importante garantirmos um ambiente cada vez mais seguro. Além dos equipamentos eletrônicos, outros itens comuns ao ambiente doméstico podem oferecer riscos. Água e equipamentos energizados não combinam, por exemplo”, alerta o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Cosern, Antônio Lima.

Ao ganhar um celular ou um tablet, é importante que a criança não utilize o dispositivo conectado na tomada. Esses equipamentos podem provocar incêndios, lesões por choques elétricos e pequenas explosões. Para os videogames, a orientação é que sejam desligados após o uso e, principalmente, durante chuvas com descargas atmosféricas.

Orientações de segurança

  • Para quem tem crianças em casa, é recomendado ter protetores nas tomadas. Isso evita que as crianças coloquem as mãos ou introduzam objetos metálicos nelas;
  • Os equipamentos eletrônicos manuseados por crianças só devem ser conectados ou desconectados da tomada por adultos;
  • É necessário observar se as instalações elétricas da residência estão em boas condições antes de utilizar qualquer aparelho – o que deve ser feito por um especialista. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada. Caso contrário, pode representar perigo de choque elétrico;

Alerta para ambientes molhados

A água é um conhecido condutor de energia, assim como o metal. Por isso, algumas atitudes precisam ser seguidas em ambientes molhados ou no uso de eletrodomésticos. Entre as orientações, está a de não utilizar a geladeira com os pés descalços e jamais manter contato com qualquer tipo de eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado.

Em toda residência, é necessário observar se existem fios expostos ou descascados, mas isso merece atenção especial em instalações elétricas de casas de praia ou de campo, já que as crianças costumam circular mais livremente pelas áreas. Com isso, é importante garantir a instalação do condutor de aterramento, mais conhecido como “fio terra e o DR (Disjuntor Diferencial Residual).

Além disso, o acesso às instalações de bombas d´água elétricas e casas de máquinas de piscinas, quadros de energia e subestações internas (mais conhecidas como casas de força), deve ser realizado por responsáveis pela manutenção das instalações elétricas dos prédios e condomínios, ou seja, profissionais qualificados.