- Produtos e Soluções
Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern investirão R$ 2,5 milhões na recuperação de 14 Casas de Cultura Popular no RN
Recuperação física e aquisição de novos equipamentos são ações
contempladas em projeto que será apresentado na segunda-feira (11)
Símbolos da preservação da cultura potiguar e nordestina espalhadas por todas as regiões potiguares, as Casas de Cultura Popular, administradas pela Fundação José Augusto (FJA), do Governo do Estado, serão revitalizadas por meio do Projeto Resgatando a História. Ele integra a maior chamada pública dirigida à revitalização do Patrimônio Cultural Brasileiro realizada pelo Instituto Neoenergia em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros membros-fundadores. O Instituto Neoenergia e a Neoenergia Cosern anunciarão o patrocínio de R$ 2,5 milhões, via Lei Rouanet, destinados às obras de revitalização e aquisição de novos equipamentos para 14 das 27 Casas de Cultura Popular potiguares na próxima segunda-feira (11).
“Acreditamos no poder transformador da cultura para fortalecer identidades e construir laços comunitários mais sólidos e inclusivos. Ao investir na revitalização das Casas de Cultura Popular, estamos reafirmando nosso compromisso com a preservação do patrimônio cultural brasileiro e proporcionando um ambiente mais adequado para a promoção da diversidade artística e cultural nas comunidades” afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
As Casas de Cultura Popular do Rio Grande do Norte são espaços catalisadores de uma vasta gama de atividades culturais. Elas desempenham um papel essencial na democratização do acesso à cultura para as comunidades locais e se tornaram pontos turísticos na maioria das cidades nas quais estão instaladas.
Criadas para descentralizar e fomentar a produção cultural no estado, elas ocupam casarões históricos, sobrados neocoloniais, antigas estações de trem e usinas, sendo pontos de encontro para a expressão artística e preservação do patrimônio local. A revitalização desses espaços abrangerá melhorias na infraestrutura e modernização de instrumentos, permitindo melhores condições para a realização de eventos e atividades culturais.
Casas de Cultura Popular contempladas
Alexandria
Cruzeta
Currais Novos
Macaíba
Parelhas
São José do Campestre
Florânia
Grossos
Janduís
Jardim do Seridó
João Câmara
Lajes
Umarizal
Viçosa
Serviço
Evento: Lançamento da Parceria para Recuperação das Casas de Cultura Popular do Rio Grande do Norte
Data: 11 de novembro de 2024
Horário: 11h30
Local: Auditório da Governadoria - Centro Administrativo do Estado