Rede elétrica do entorno da Arena das Dunas é inspecionada pela Neoenergia Cosern com câmeras de termovisão

Rede elétrica do entorno da Arena das Dunas é inspecionada pela Neoenergia Cosern com câmeras de termovisão

04/12/24

Distribuidora fez inspeção prévia da rede elétrica que

abastece o entorno da Arena das Dunas com câmeras de termovisão

 

A dois dias do Carnatal, uma das micaretas mais tradicionais do Brasil com mais de 30 edições, a capital potiguar começa a vibrar numa batida diferente com turistas chegando de toda a parte do país. Para garantir que eles(as), além dos(as) potiguares, aproveitem bem os três dias de festa, a Neoenergia Cosern realizou a inspeção prévia da rede elétrica que abastece o entorno da Arena das Dunas com câmeras de termovisão em um veículo adaptado e com eletricistas em solo. O objetivo da inspeção é identificar possíveis pontos de fragilidade (pontos quentes) e mitigá-los o mais brevemente possível, reduzindo riscos de ocorrências ligadas ao fornecimento de energia elétrica.

A inspeção termográfica feita pelos técnicos da Neoenergia Cosern identifica a temperatura de cada objeto da rede elétrica naquele momento à medida que o automóvel circula pelas ruas e avenidas. Dentro do veículo, o técnico visualiza tudo com um computador e duas telas. Uma mostra as imagens do local e a outra revela os pontos quentes. A inspeção também pode ser feita a pé com as câmeras portáteis, em locais onde o carro não consegue chegar. Os termovisores identificam exatamente onde está o problema, o que contribui no rendimento da equipe através do uso da tecnologia e a otimização da disponibilidade de energia para os clientes. Tudo é monitorado e interligado ao sistema de manutenção das distribuidoras. Assim, é possível gerar um relatório para acompanhar a periodicidade das intervenções.

“Nossas ações voltadas aos grandes eventos, como o Carnatal, por exemplo, começam muito antes da semana da festa. Nosso cronograma de operações contempla inspeções prévias não somente na rede elétrica que abastece a região da Arena das Dunas, mas também nas nossas Subestações Elétricas e demais equipamentos do sistema”, comentou Sebastião Félix, técnico de Distribuição da Neoenergia Cosern.

Fiscalização Integrada

A ação da Neoenergia Cosern integrou a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) capitaneada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA/RN), junto com órgãos parceiros como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Cau/RN), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM/RN), o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape-RN) e a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do Natal (Semurb).

Para o presidente do Crea-RN, Roberto Wagner, é fundamental o trabalho da fiscalização preventiva. “É com grande responsabilidade que o Crea-RN, juntamente com os outros órgãos, realiza essa fiscalização. Nosso papel vai além da prevenção de acidentes. Ao garantir que engenheiros e profissionais devidamente habilitados e registrados estejam à frente dos projetos, estamos contribuindo para o fortalecimento da engenharia e da segurança em todas as áreas da sociedade. Em um evento como o Carnatal, que reúne milhares de pessoas, a responsabilidade é ainda maior, e não podemos deixar de atuar com a máxima seriedade e comprometimento para que todos desfrutem dessa grande festa com a tranquilidade que merecem", explicou.

O objetivo da FPI é identificar e supervisionar possíveis riscos que podem comprometer a segurança dos foliões. A fiscalização tem como foco a verificação da conformidade técnica das estruturas montadas para o evento, como palcos, arquibancadas, camarotes, barracas, equipamentos de som, instalação de geradores e instalações elétricas.