Eletricistas da Neoenergia Cosern são responsáveis por mais de 108,5 mil atendimentos por ano

Eletricistas da Neoenergia Cosern são responsáveis por mais de 108,5 mil atendimentos por ano

17/10/2024

Neste 17 de outubro é celebrado o Dia do(a) Eletricista; na Neoenergia Cosern

são quase 500 profissionais atuando em todas as cidades do RN

 

Na correria do dia a dia, elas e eles acabam passando despercebidas(os) pela maioria das pessoas. Geralmente, são lembradas(os) quando falta energia elétrica e, quando restabelecem o fornecimento, são exaltadas(os). Nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, são aproximadamente 500 homens e mulheres atuando como eletricistas próprios da Neoenergia Cosern. Somados com os trabalhadores terceirizados, esse time supera a marca de mil profissionais. Juntos, eles foram responsáveis por mais de 108,5 mil atendimentos no último ano. Neste 17 de outubro é celebrado o Dia do(a) Eletricista, profissional indispensável ao desenvolvimento social e econômico do estado.

“Hoje, de uma maneira pública e festiva, exaltamos o trabalho desses profissionais que são importantíssimos para a sociedade. Temos orgulho em termos quase 500 eletricistas próprios em nossa empresa e, nos últimos anos, diversificamos essa profissão com a entrada das mulheres em campo. Ampliamos nossa força de trabalho através da oportunidade de ingresso de mulheres de idades diversas num campo de trabalho que até recentemente era exclusivamente masculino”, relembra Luiz José Queiroz, superintendente de Operações da Neoenergia Cosern.

A Neoenergia desenvolve, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), um projeto reconhecido internacionalmente: a Escola de Eletricistas. No Rio Grande do Norte, 19 turmas já foram formadas, sendo uma delas exclusivamente feminina. Até hoje, a Escola de Eletricistas da Neoenergia Cosern formou 475 profissionais. Desses, 349 são homens e 126, mulheres. Hoje, a Neoenergia Cosern conta com 47 mulheres eletricistas em seu quadro próprio de colaboradores(as).

Formação

Os cursos da Escola de Eletricistas da Neoenergia são gratuitos e realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em todos os estados em que a Neoenergia possui concessão de distribuição de energia elétrica. Em São Paulo, a formação também é oferecida pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT).  As aulas são divididas entre teóricas e práticas, possibilitando uma formação completa para os alunos. Todas as pessoas com idade acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem se inscrever.

A Escola de Eletricistas da Neoenergia foi criada em 2013, na Elektro, em São Paulo. A iniciativa foi pioneira no setor elétrico ao criar turmas para mulheres, a fim de promover a diversidade e a inclusão.