- Produtos e Soluções

Cosern e Instituto Neoenergia lançam edital de seleção do programa de apoio a projetos socioculturais
A Cosern e o Instituto Neoenergia lançaram nesta terça-feira (13), por meio de uma live no Youtube e Facebook, o Edital 2021 “Transformando Energia em Cultura”.
O edital concederá apoio financeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, para projetos socioculturais que contribuam com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e valorizem a cultura local. Participaram da live o Diretor Presidente da Cosern, Márcio Caires Vasconcelos, a Diretora do Instituto Neoenergia, Renata Chagas, o Superintendente de Comunicação Externa da Neoenergia, Marcus Barros, a Gerente de Comunicação Externa e Relações Institucionais da Cosern, Karine Severo, a Presidente do Instituto Ekloos, Andrea Gomides e o Presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto. Durante a transmissão, que ficou salva para consulta, cerca de 150 internautas mandaram mensagens de apoio à iniciativa e puderam tirar dúvidas sobre como inscrever seus projetos e participar da seleção (confira abaixo). Na sua fala, o Diretor Presidente da Cosern, Márcio Caires Vasconcelos, ressaltou a importância da parceria que já existe há mais de 20 anos com o Governo do Estado e a Fundação José Augusto na realização do edital e fez um resumo dos investimentos da Cosern na área da cultura. “São mais de R$ 42 milhões investidos nos mais diversos segmentos culturais e em todas regiões do nosso estado, através da Lei Estadual de incentivo à cultura, Câmara Cascudo, e o lançamento de mais um edital só reforça o compromisso da Cosern e da Neoenergia com a cultura Potiguar”, disse Márcio Caires. Renata Chagas, por sua vez, resumiu a atuação do Instituto Neoenergia: “Temos a missão, baseada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, de alcançar a Agenda 2030 e fazemos isso por meio do fortalecimento das redes, parcerias e desenvolvimento de projetos que visam à redução de desigualdades”. Karine Severo, Gerente de Comunicação Externa da Cosern, ressaltou a qualidade dos projetos que se submetem à seleção que tem melhorado a cada ano, e lembrou que a história do apoio dado pela Cosern à cultura do estado, de forma ininterrupta, se confunde com a própria história da Lei Câmara Cascudo. “Ao longo desses mais de 20 anos de fomento à cultura norte-rio-grandense, já são quase 300 projetos apoiados: geração de emprego e renda, vidas transformadas”, lembrou Karine. Crispiniano Neto, Presidente da Fundação José Augusto (que também retransmitiu a live na sua página no Facebook), fez um balanço da parceria com a Cosern e lembrou que a arte é um dos instrumentos mais importantes de distração para o ser humano nesse momento de isolamento social como medida sanitária. No final da primeira parte da live, a Presidente do Instituto Ekloos, Andrea Gomides, fez uma apresentação dos principais pontos do edital, antecipou respostas às principais dúvidas que porventura os produtores culturais pudessem vir a ter na formatação e entrega dos projetos e deixou os contatos para recebimento de outros questionamentos. Quem pode participar?
Como se inscrever? O processo de seleção concederá apoio financeiro para projetos socioculturais que tenham como meta o impacto social e a transformação de pessoas e comunidades em todo estado. Quais os prazos? O período de recebimento de propostas de projetos que vão ser selecionados vai até o dia 17 de maio pelo site do Instituto Neoenergia (www.institutoneoenergia.org.br). Reconhecida pela Aneel como uma das três melhores distribuidoras do Brasil com mais de 400 mil clientes em qualidade de fornecimento, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes). DICAS DE SEGURANÇA COSERN Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.
|