Escola de Eletricista da Neoenergia recebe visita da Ministra da Igualdade da Espanha
Projeto é reconhecido internacionalmente por programa da ONU Mulheres
A Escola de Eletricista da Neoenergia recebeu nesta quinta-feira (10), em Brasília, a visita da Ministra da Igualdade da Espanha, Ana Redondo. Ela veio ao Brasil conhecer de perto o projeto de formação de mulheres eletricistas, reconhecido pela ONU como exemplo global para o empoderamento feminino.
O diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian e o diretor Institucional da Neoenergia, João Paulo Rodrigues receberam a delegação espanhola na base operacional da empresa, em Taguatinga. Além da ministra, participaram da visita a diretora do Instituto da Mulher da Espanha, Cristina Hernandez, a subdiretora Geral de Relações Internacionais, Mart Panera, a embaixadora Mar Fernandez Palacios e Hansi Escobar, ministro conselheiro da embaixada.
A visita diplomática aconteceu um mês depois da Neoenergia celebrar a marca de mil mulheres formadas em sua Escola de Eletricista. A iniciativa da distribuidora ganhou chancela internacional ao ser apontada como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia.
Fomento à diversidade de gênero - A Escola de Eletricista da Neoenergia foi criada em 2013, na Elektro, em São Paulo. A iniciativa foi pioneira no setor elétrico ao criar turmas exclusivas para mulheres, a fim de promover a diversidade e a inclusão.
Em 11 anos, a Escola de Eletricista da Neoenergia formou 6.084 novos profissionais em todas as cinco áreas de concessão: Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE). As mulheres representam quase 20% (1.038) desse contingente.
Os cursos da Escola de Eletricista da Neoenergia são gratuitos e realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em todos os estados em que a Neoenergia possui concessão de distribuição de energia elétrica.
Em São Paulo, a formação também é oferecida pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). As aulas são divididas entre teóricas e práticas, possibilitando uma formação completa para os alunos.
Todas as pessoas com idade acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem se inscrever.