Neoenergia Coelba anuncia investimento de R$ 2,1 bilhões em Porto Seguro e Região Sul da Bahia

08/08/24

A Neoenergia Coelba divulgou na manhã desta quinta-feira (8) seu plano de investimentos para os municípios da região Sul da Bahia. A distribuidora destinará R$ 2,1 bilhões até 2027 para melhorias e expansão da rede elétrica, acompanhando o desenvolvimento socioeconômico da região. Este investimento visa aumentar a confiabilidade no fornecimento de energia, impulsionando o turismo, a fruticultura e outras atividades econômicas locais.

 Em Porto Seguro, a Neoenergia Coelba ampliará a capacidade das Subestações Trancoso e Coroa Vermelha, dobrando a potência instalada dessas instalações, acrescentando 53,2 mega volt-ampère (MVA) ao sistema elétrico. Esta expansão permitirá atender novos clientes e sustentar o crescimento econômico em Trancoso, Arraial D'Ajuda e Caraíva. Além disso, serão construídos cerca de 60 quilômetros de linha de distribuição de alta tensão ampliando a capacidade de atendimento dos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Juntas, essas obras beneficiarão cerca de 85 mil clientes. 

Prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal e equipe Neoenergia Coelba 


 O investimento total na região Sul inclui a construção de três novas subestações e a ampliação de outras oito, além de 580 quilômetros de linhas de alta e média tensão, garantindo energia de qualidade para os municípios da região. Estas obras resultarão em um incremento de 194 MVA de potência, representando um aumento de 16% na capacidade energética. 
 

“Nossa ação de hoje reforça o compromisso da Neoenergia Coelba com a população baiana, especialmente em Porto Seguro. A região recebe atenção especial da distribuidora, e continuaremos empenhados em oferecer um serviço de qualidade aos nossos clientes,” destacou Leonardo Silva, superintendente de Operações da Neoenergia Coelba

  

O plano estratégico foi desenvolvido com base em estudos e projeções das necessidades energéticas atuais e futuras da região, além das demandas do setor produtivo, como associações hoteleiras, industriais e comerciais. Com essas informações, o planejamento foi delineado para atender às expectativas de todos os consumidores. 

Além dos investimentos programados, a Neoenergia Coelba está expandindo seu plano de manutenções na região Sul ainda neste ano. Até o final de 2024, haverá um aumento de 85% no número de profissionais dedicados exclusivamente a serviços preventivos. Desde 2023, aproximadamente 9 mil quilômetros do sistema de distribuição foram inspecionados e mais de 70 mil podas foram realizadas.