Podas preventivas reduzem riscos de acidentes com a rede elétrica

Podas preventivas reduzem riscos de acidentes com a rede elétrica

20/06/24

No primeiro quadrimestre deste ano, a Neoenergia Cosern

realizou 34,3 mil podas preventivas em 105 cidades potiguares

 

Para reduzir os riscos de acidentes com a rede elétrica, a Neoenergia Cosern realizou, de janeiro a abril deste ano, 34.311 podas preventivas em árvores espalhadas por 105 cidades potiguares. Com a incidência de chuvas acima da média histórica na maioria dos municípios, galhos e arbustos cresceram rapidamente e isso requereu a intervenção da distribuidora para que o toque dessa vegetação na rede elétrica não provocasse interrupções no fornecimento e acidentes. 

“Para esse tipo de intervenção, nós seguimos todas as regras ambientais. Os cortes são feitos somente nos galhos e arbustos que, porventura, se aproximem da rede e isso se torne um fator de risco para o sistema elétrico e para a população. As podas preventivas são adotadas por razões de segurança por todas as distribuidoras de energia no país. Dessa forma, constatada a necessidade, esse serviço só poderá ser realizado por técnicos especializados, ou após avaliação de uma das equipes da Neoenergia Cosern. Reforçamos os riscos de acidentes e solicitamos que a população não corte galhos e arbustos próximos à rede elétrica”, ressalta o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Cosern, Antônio Ferreira de Lima.

Quando crescem muito e tocam na fiação, os galhos podem causar curto-circuito, interromper o fornecimento de energia e, em alguns casos, partir os cabos e provocar acidentes. A distribuidora inspeciona regularmente a rede elétrica para verificar a necessidade de poda. Ela tem sido cada vez menos necessária porque a empresa está substituindo os cabos antigos da rede de baixa tensão por uma tecnologia (cabo multiplexado) que convive melhor com os galhos das árvores, evitando a poda desnecessária. Em todo o estado, a rede de baixa tensão já foi substituída em mais de 60% da extensão por cabos multiplexados.

A Neoenergia Cosern reforça o alerta de segurança de que a poda de árvores, quando os galhos estiverem muito próximos à rede elétrica, só pode ser realizada por técnicos da companhia. Nos outros casos, o serviço deve ser solicitado às prefeituras municipais e nunca deve ser feito sem autorização do órgão competente.

Dessa forma, antes do corte da vegetação, o interessado deve entrar em contato com o órgão municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, que é o responsável pela expedição da autorização do serviço. Em alguns casos, é necessária uma comunicação desse órgão público com a Neoenergia Cosern para que seja efetuada uma interrupção programada no fornecimento de energia elétrica com o objetivo de garantir segurança à operação.

As normas de segurança para poda de árvores e supressão de cobertura vegetal são aplicadas em ambientes públicos e privados. Durante a vistoria anterior ao corte, a equipe técnica deve identificar se há risco de queda da árvore, como geralmente ocorre em períodos chuvosos, e possibilidade de rompimento da rede elétrica.

Em Natal, os cidadãos que necessitam realizar podas em árvores devem acionar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para obtenção da autorização.

Orientações de segurança

• Caso você presencie um acidente durante a poda de uma árvore, nunca se aproxime e oriente outras pessoas próximas a fazer o mesmo;

• Entre em contato imediatamente com os serviços de atendimento de urgência e com a Neoenergia Cosern (116);

• Essas atitudes podem salvar a vida de quem se acidenta e preservar muitas outras.