PT language
  • EN
  • ES
Entre as facilidades oferecidas pelo PIX, estão a agilidade e a instantaneidade. Ao efetuar qualquer pagamento, o sistema reconhece automaticamente a transação, mesmo durante os finais de semana, feriados e fora do expediente bancário. 
Outra inovação é o fato do meio de pag​​amento estar disponível mesmo para quem não tem conta em banco, podendo ser utilizado por quem possui carteira digital. Além disso, o PIX é gratuito, o que permite que transferências entre contas sejam realizadas pelo usuário sem nenhum custo.

Com este método, os clientes têm uma facilidade adicional para pagarem suas faturas. Assim, a Neoenergia consolida sua atuação pioneira em digitalização do atendimento e em novos meios de pagamento.

O pagamento pelo PIX é utilizado pelos clientes que recebem a fatura digital (e-mail, WhatsApp ou SMS).

Por meio dos canais digitais, a Neoenergia tem a possibilidade de interagir com o cliente de forma mais próxima e fluida, em uma ferramenta que está presente no cotidiano das pessoas, com todas as informações que elas precisam a respeito dos serviços disponíveis.

Além de abrir a oportunidade para novas formas de pagamento, o meio virtual cria novas e melhores experiências aos clientes.

Agora você pode pagar a sua conta de energia pelo PIX!

O sistema PIX chegou para facilitar pagamentos e transferências. A novidade, criada pelo Banco Central, lançada no dia 16 de novembro, mesma data em que a Neoenergia  disponibilizou o serviço aos clientes para pagamento da fatura de energia elétrica via PIX. Nesse primeiro momento, a inovação estará disponível para todos os clientes que recebem a fatura por e-mail e, em 2021, vai atender aos demais consumidores que ainda lidam com a conta impressa.

Entre as facilidades oferecidas pelo PIX estão a agilidade e a instantaneidade. Ao efetuar qualquer pagamento, o sistema reconhece automaticamente a transação, mesmo durante os finais de semana, feriados e fora do expediente bancário. Outra inovação é o fato de o meio de pagamento estar disponível mesmo para quem não tem conta em banco, podendo ser utilizado por quem possui carteira digital. Além disso, o PIX é gratuito, o que permite que transferências entre contas sejam realizadas pelo usuário sem nenhum custo.

É importante lembrar que todos os meios de pagamento já utilizados pela Neoenergia, como débito em conta, lotéricas, cartão de crédito e boleto, continuarão disponíveis. Com o PIX, os clientes terão uma facilidade adicional para pagarem sua fatura. Assim, a empresa consolida sua atuação pioneira em digitalização do atendimento e em novos meios de pagamento. Para saber mais como aproveitar a inovação, acompanhe o passo a passo abaixo.

O novo meio de pagamento PIX irá trazer diversas facilidades aos consumidores. Com o sistema, é possível pagar boletos de forma prática e instantânea, além de realizar transferências bancárias de forma rápida e sem a cobrança de taxas, como as transações TED e DOC. A Neoenergia foi a primeira do setor elétrico a oferecer pagamento da conta via PIX, o que reforça o pioneirismo e inovação como premissas da companhia.

A presença do PIX na empresa faz parte das iniciativas do Conexão Digital. Com isso, a  empresa consolida sua atuação no cenário digital ao integrar os canais de atendimento e novos meios de pagamento. Aliado ao PIX, a companhia foi pioneira ao oferecer cartão de crédito e a opção do Cartão Virtual Caixa Elo (Auxílio Emergencial) para quitar faturas.

Veja abaixo os 5 principais motivos para aderir ao PIX:

Cadastre-se na fatura digital e aproveite essa nova facilidade disponível para você! 

Neoenergia Coelba
Neoenergia Pernambuco
Neoenergia Elektro
Neoenergia Cosern

Perguntas e respostas frequentes sobre o PIX

Para pagar com o PIX, copie o código que foi enviado na conversa aqui no WhatsApp. Na hora de fazer o pagamento, é só colar esse código dentro da área PIX do aplicativo do seu banco, em “Pagar”e “Pix Copia e Cola”

Pix "copia e cola" é um link ou código gerado a partir do QR Code para pagamento – basicamente, todos os dados da imagem são transformados em um código que deve ser copiado e colado para pagamento.

O Pix diferente de TED e DOC não tem custo nenhum para quem realiza o pagamento.

​O Pix é uma forma de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil, que realiza transferências e pagamentos em poucos segundos.

O PIX é um meio de pagamento assim como boleto, TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago). A diferença é que o PIX permite que as transferências e pagamentos sejam realizadas em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, e em qualquer hora.

O Pix não é um aplicativo, mas um meio de pagamento disponibilizado por prestadorese de serviço, como bancos e instituições de pagamento por diversos canais, principalmente pelo celular.

A segurança faz parte do PIX desde seu princípio e é refletida nas transações finaceiras, informações pessoais e o combate à fraude e lavagem de dinheiro. Os requisitos de disponibilidade, confidencialidade, integridade e autenticidade das informações foram estudados e diversos controles foram implantados para garantir alto nível de segurança para quem utiliza este meio de pagamento.

O pagamento por boleto ​é feito por leitura ou digitalização do código de barras, apenas em dias úteis e não há notificação de confirmação do pagamento para a pessoa que pagou. Já o pagamento pelo PIX é feito pela linha copia e cola, ou QR code, disponível todos os dias e a qualquer horário, e o cliente sempre é notificado a respeito da conclusão do pagamento, inclusive em caso de insucesso.

É possível realizar o pagamento de contas e de faturas utilizando o PIX.

As transferências como TED e DOC não vao acabar com a chegada do Pix. Assim como a TED e o DOC, o PIX é mais um meio de pagamento à disposição da população. Trata-se de uma forma adicional de realizar pagamentos e transferências.​

Clientes que já possuem suas contas de energia cadastradas no débito automático continuam realizando o pagamento da mesma forma. Futuramente haverá uma funcionalidade de PIX agendado e os clientes que desejarem poderão aderir a essa forma de pagamento.

É possível efetuar o pagamento da 2ª via pelo Pix, se a fatura tiver o QR Code ou código copia e cola, basta copiar o código e colá-lo no seu aplicativo do banco para realização do pagamento.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer pagamentos utilizando Pix, desde que possua uma conta transacional (conta de depósito à vista, popularmente conhecida como conta corrente, conta de depósito de poupança ou conta de pagamento pré-paga, carteira digital) em um prestador de serviço de pagamento (instituições financeiras ou instituições de pagamento) participante do PIX.

O cliente não precisa ter conta em banco para fazer pagamentos com o Pix. Você pode utilizar uma conta em um prestador de serviços de pagamento (instituição financeira ou instituição de pagamento) participante do Pix. Essa conta pode ser uma conta corrente, conta de poupança, conta de pagamento pré-paga ou carteira digital.​

  • Cliente Pessoa Física pode cadastrar até 5 chaves por conta.
  • Cliente Pessoa Jurídica pode cadastrar até 20 chaves por conta.

Você pode realizar o pagamento por Pix em diversos canais eletrônicos, como celular, computador, tablet, etc. Os celulares smartphone são o canal de acesso mais utilizado para pagamento com Pix.

Nesse momento, você só poderá fazer um pagamento com o Pix se estiver conectado à internet.

Você pode realizar o pagamento com Pix, das seguintes formas:

  • Ler um QR Code com a câmera do seu smartphone, na opção de fazer um PIX no aplicativo da sua instituição financeira ou de pagamento; ou· Informar uma chave PIX, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail ou telefone celular do recebedor, ou uma chave aleatória, por meio da opção disponibilizada por sua instituição financeira ou de pagamento no aplicativo instalado em seu smartphone.
     
  • Embora não seja o padrão esperado, por sua pouca praticidade e demora, há a opção de digitar manualmente os dados da conta transacional do usuário recebedor, como ocorre hoje para iniciar uma TED ou DOC.

Realizando o pagamento por Pix, constatamos imediatamente o pagamento, o que dispensa a apresentação do comprovante no momento do serviço de religação. Mas é necessário que o cliente faça o serviço pelo site ou WhatsApp da concessionária solicitando a religação e informe que realizou o pagamento com o Pix.​

De acordo com o Código Civil, contas com vencimentos em dias não úteis têm o seu vencimento postergado para o dia útil imediatamente posterior, independentemente do meio de pagamento utilizado para liquidar a obrigação.

Assim, apesar de a transferência via Pix sensibilizar as contas transacionais de forma quase imediata, inclusive em dias não úteis, se uma fatura vence em dia não útil, o pagamento da obrigação pode ser feito no primeiro dia útil subsequente​.

Com o Pix você consegue efetuar o pagamento de faturas vencidas e a vencer.

É possível realizar o pagamento parcelado de faturas, desde que sua carteira digital permita o pagamento na opção parcelado.

Você só poderá alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento. Após a confirmação, como a liquidação do PIX ocorre em tempo real, a transação não poderá ser cancelada.No entanto, você poderá negociar ​com o recebedor a devolução do valor pago. A devolução é uma funcionalidade disponível no Pix e é sempre iniciada pelo próprio recebedor. ​​

O Pix fornece o comprovante de pagamento.Ao concluir uma transação o comprovante é gerado tanto para o pagador quanto para o recebedor.

No caso do pagador (quem fez o Pix), o comprovante deverá conter, no mínimo, o número da ID/Transação, o valor, a data/hora, a descrição da transação e as informações do destinatário (quem receberá o PIX) e do pagador.O comprovante estará disponível independentemente da chave PIX utilizada para o pagamento.

As informações pessoais trafegadas nas transações com o Pix são protegidas pelo sigilo bancário, segundo a Lei Complementar nº 105 e pelas disposições da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).​​

O CPF e CNPJ são os dados mais seguros para usar no cadastramento do Pix, porque não vão mudar. Outras chaves que podem ser cadastradas no Pix são o e-mail ou número de telefone.

Notícias relacionadas