PIX
Com este método, os clientes têm uma facilidade adicional para pagarem suas faturas. Assim, a Neoenergia consolida sua atuação pioneira em digitalização do atendimento e em novos meios de pagamento.
O pagamento pelo PIX é utilizado pelos clientes que recebem a fatura digital (e-mail, WhatsApp ou SMS).
Por meio dos canais digitais, a Neoenergia tem a possibilidade de interagir com o cliente de forma mais próxima e fluida, em uma ferramenta que está presente no cotidiano das pessoas, com todas as informações que elas precisam a respeito dos serviços disponíveis.
Além de abrir a oportunidade para novas formas de pagamento, o meio virtual cria novas e melhores experiências aos clientes.
Agora você pode pagar a sua conta de energia pelo PIX!
O sistema PIX chegou para facilitar pagamentos e transferências. A novidade, criada pelo Banco Central, lançada no dia 16 de novembro, mesma data em que a Neoenergia disponibilizou o serviço aos clientes para pagamento da fatura de energia elétrica via PIX. Nesse primeiro momento, a inovação estará disponível para todos os clientes que recebem a fatura por e-mail e, em 2021, vai atender aos demais consumidores que ainda lidam com a conta impressa.
Entre as facilidades oferecidas pelo PIX estão a agilidade e a instantaneidade. Ao efetuar qualquer pagamento, o sistema reconhece automaticamente a transação, mesmo durante os finais de semana, feriados e fora do expediente bancário. Outra inovação é o fato de o meio de pagamento estar disponível mesmo para quem não tem conta em banco, podendo ser utilizado por quem possui carteira digital. Além disso, o PIX é gratuito, o que permite que transferências entre contas sejam realizadas pelo usuário sem nenhum custo.
É importante lembrar que todos os meios de pagamento já utilizados pela Neoenergia, como débito em conta, lotéricas, cartão de crédito e boleto, continuarão disponíveis. Com o PIX, os clientes terão uma facilidade adicional para pagarem sua fatura. Assim, a empresa consolida sua atuação pioneira em digitalização do atendimento e em novos meios de pagamento. Para saber mais como aproveitar a inovação, acompanhe o passo a passo abaixo.
O novo meio de pagamento PIX irá trazer diversas facilidades aos consumidores. Com o sistema, é possível pagar boletos de forma prática e instantânea, além de realizar transferências bancárias de forma rápida e sem a cobrança de taxas, como as transações TED e DOC. A Neoenergia foi a primeira do setor elétrico a oferecer pagamento da conta via PIX, o que reforça o pioneirismo e inovação como premissas da companhia.
A presença do PIX na empresa faz parte das iniciativas do Conexão Digital. Com isso, a empresa consolida sua atuação no cenário digital ao integrar os canais de atendimento e novos meios de pagamento. Aliado ao PIX, a companhia foi pioneira ao oferecer cartão de crédito e a opção do Cartão Virtual Caixa Elo (Auxílio Emergencial) para quitar faturas.
Veja abaixo os 5 principais motivos para aderir ao PIX:
Cadastre-se na fatura digital e aproveite essa nova facilidade disponível para você!
Perguntas e respostas frequentes sobre o PIX
O Pix "copia e cola" é um link ou código gerado a partir do QR Code para pagamento – basicamente, todos os dados da imagem são transformados em um código que deve ser copiado e colado para pagamento.
O Pix diferente de TED e DOC não tem custo nenhum para quem realiza o pagamento.
O Pix é uma forma de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil, que realiza transferências e pagamentos em poucos segundos.
É possível realizar o pagamento de contas e de faturas utilizando o PIX.
As transferências como TED e DOC não vao acabar com a chegada do Pix. Assim como a TED e o DOC, o PIX é mais um meio de pagamento à disposição da população. Trata-se de uma forma adicional de realizar pagamentos e transferências.
É possível efetuar o pagamento da 2ª via pelo Pix, se a fatura tiver o QR Code ou código copia e cola, basta copiar o código e colá-lo no seu aplicativo do banco para realização do pagamento.
- Cliente Pessoa Física pode cadastrar até 5 chaves por conta.
- Cliente Pessoa Jurídica pode cadastrar até 20 chaves por conta.
Você pode realizar o pagamento por Pix em diversos canais eletrônicos, como celular, computador, tablet, etc. Os celulares smartphone são o canal de acesso mais utilizado para pagamento com Pix.
Você pode realizar o pagamento com Pix, das seguintes formas:
- Ler um QR Code com a câmera do seu smartphone, na opção de fazer um PIX no aplicativo da sua instituição financeira ou de pagamento; ou· Informar uma chave PIX, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail ou telefone celular do recebedor, ou uma chave aleatória, por meio da opção disponibilizada por sua instituição financeira ou de pagamento no aplicativo instalado em seu smartphone.
- Embora não seja o padrão esperado, por sua pouca praticidade e demora, há a opção de digitar manualmente os dados da conta transacional do usuário recebedor, como ocorre hoje para iniciar uma TED ou DOC.
De acordo com o Código Civil, contas com vencimentos em dias não úteis têm o seu vencimento postergado para o dia útil imediatamente posterior, independentemente do meio de pagamento utilizado para liquidar a obrigação.
Assim, apesar de a transferência via Pix sensibilizar as contas transacionais de forma quase imediata, inclusive em dias não úteis, se uma fatura vence em dia não útil, o pagamento da obrigação pode ser feito no primeiro dia útil subsequente.
Com o Pix você consegue efetuar o pagamento de faturas vencidas e a vencer.
Você só poderá alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento. Após a confirmação, como a liquidação do PIX ocorre em tempo real, a transação não poderá ser cancelada.No entanto, você poderá negociar com o recebedor a devolução do valor pago. A devolução é uma funcionalidade disponível no Pix e é sempre iniciada pelo próprio recebedor.
O Pix fornece o comprovante de pagamento.Ao concluir uma transação o comprovante é gerado tanto para o pagador quanto para o recebedor.
No caso do pagador (quem fez o Pix), o comprovante deverá conter, no mínimo, o número da ID/Transação, o valor, a data/hora, a descrição da transação e as informações do destinatário (quem receberá o PIX) e do pagador.O comprovante estará disponível independentemente da chave PIX utilizada para o pagamento.
As informações pessoais trafegadas nas transações com o Pix são protegidas pelo sigilo bancário, segundo a Lei Complementar nº 105 e pelas disposições da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O CPF e CNPJ são os dados mais seguros para usar no cadastramento do Pix, porque não vão mudar. Outras chaves que podem ser cadastradas no Pix são o e-mail ou número de telefone.
Notícias relacionadas
2024-11-21
Neoenergia anuncia uso pioneiro de transformadores PVT para alimentação de subestação em MG
2024-11-19
Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 premia 8 mil alunos em edição histórica com apoio da Neoenergia
2024-11-19
Neoenergia expande programa interno para talentos negros a partir de 2025
2024-11-18
Neoenergia antecipa projeto de transmissão e assegura receita de R$ 43 milhões
2024-11-12