PT language
  • EN
  • ES
Distribuidoras da Neoenergia contribuem no combate à dengue em áreas de concessão

Distribuidoras da Neoenergia contribuem no combate à dengue em áreas de concessão

13/03/24

Leituristas da Neoenergia Brasília (DF) e Neoenergia Elektro (SP/MS)

ajudam a identificar focos do mosquito Aedes aegypti

Rio de Janeiro, 13 de março de 2024

 A Neoenergia está contribuindo no combate à dengue. Leituristas das áreas de concessão da Neoenergia Brasília (DF) e Neoenergia Elektro (SP/MS) estão atuando, em parceria com secretarias locais de saúde, para identificar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Os colaboradores geram relatórios, com endereço e georreferenciamento, para que o poder público trabalhe com mais precisão. Em Votuporanga, no interior de São Paulo, a Neoenergia Elektro firmou acordo com a secretaria municipal de saúde e colocou mais de 90 colaboradores para visitar mais de 55 mil residências. Todos receberam orientação de agentes da vigilância sanitária. Essa atuação também se estenderá aos municípios de Jales e Fernandópolis.

Já no Distrito Federal, os leituristas da Neoenergia Brasília identificaram, em fevereiro, quase 500 grandes focos do mosquito nas regiões de Taguatinga, Brazilândia, Sobradinho, Plano Piloto e Ceilândia. De acordo com dados da secretaria de saúde do DF, atualizados na última segunda-feira (11/3), a capital federal já confirmou 109 mortes pela doença no ano e mais de 137,5 mil casos prováveis já foram registrados.

Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo e Distrito Federal são as unidades da federação com os maiores índices de incidência de casos no Brasil, além dos estados de Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

Principais sintomas

Nem sempre a infecção apresenta sintomas. O indivíduo pode ter dengue assintomática ou apresentar um quadro leve. Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas:

- Dor de cabeça intensa;
- Dor atrás dos olhos;
- Dores musculares e articulares;
- Náusea e vômito;
- Manchas vermelhas no corpo.

Sinais de alerta

O Ministério da Saúde alerta que é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados ao apresentar possíveis sintomas de dengue. A forma grave é a que preocupa. Após o período febril, o indivíduo deve ficar atento aos sinais de alarme:

- Dor abdominal intensa e contínua;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos em cavidades corporais;
- Sangramento de mucosa;
- Hemorragias.

 

Notícias relacionadas