Instituto Neoenergia apresenta novo projeto luminotécnico do Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém

24-12-20 下午2:21

Instituto Neoenergia inaugurou, na terça (10), a nova iluminação ecoeficiente do Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém (SP), edificação histórica construída há 492 anos, sendo a sétima que passa a fazer parte do seu Programa de Iluminação Cultural. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), fica localizado no centro histórico do município.

Durante o evento, realizado no Teatro Eva Vilma, cerca de 500 pessoas acompanharam intervenções artísticas conduzidas pela comunidade e artistas locais. Estiveram presentes lideranças culturais e autoridades, estudantes de escolas públicas participantes da ação de educação patrimonial promovida pela iniciativa e representantes da Iberdrola, Neoenergia e Instituto Neoenergia.

 

 

As apresentações do grupo de dança indígena da aldeia Awa Porungawa Djú, da Rádio Cine Notícias com grupo de teatro e de bandas locais, assim como uma homenagem póstuma à Mãe Laura, importante representante de matriz africana da cidade, foram os destaques. Após a celebração, o Convento teve a sua nova iluminação acendida e revelada.

Ramon Castresana, diretor do Comitê de Fundações Iberdrola, Luís Porta, superintendente de operações da Neoenergia Elektro, e Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia, estavam entre os participantes da solenidade. Para ela, o Programa de Iluminação Cultural cumpre um papel fundamental para a valorização do legado histórico da região:

"Iniciativas de salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro, como o Programa de Iluminação Cultural, são muito importantes para conectar as comunidades locais com sua identidade e memória. É um orgulho muito grande para nós termos contribuído com esse processo em Itanhaém, envolvendo a comunidade em todas as atividades desenvolvidas”.

O novo projeto luminotécnico do Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém é composto por projetores de LED de alta performance e baixo consumo. Além de realçar os traços arquitetônicos da edificação, ele será capaz de gerar uma economia de até 60% de energia elétrica.

Nesta edição, o Programa de Iluminação Cultural do Instituto Neoenergia contou com as parcerias da Prefeitura de Itanhaém, da Diocese de Santos, da Brasilis Produções Culturais e da Neoluz.

O que é o Programa de Iluminação Cultural?

Seu principal objetivo é contribuir com a salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro, conservando e preservando construções históricas do país. Assim como apoiar a valorização dos seus legados históricos, impulsionando o desenvolvimento econômico e incentivando o turismo sustentável nas cidades abrangidas.

A iniciativa é realizada em estrito alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e já trabalhou, desde 2015, em prol da a salvaguarda de seis edificações do interior do Brasil:

O processo de salvaguarda conduzido pelo Programa de Iluminação Cultural também incentiva a inclusão social, geração de trabalho e renda e criação de novas oportunidades por meio de três eixos basilares:

  • Projeto luminotécnico: o equipamento cultural recebe um processo de salvaguarda complexo, culminando na instalação de um novo projeto luminotécnico ecoeficiente que destaca os seus elementos arquitetônicos e reduz o consumo de energia;

  • Ação de educação patrimonial: orientados por professores e arte-educadores das localidades beneficiadas, estudantes da rede pública de ensino participam de oficinas e atividades lúdicas para discutir a valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro e dos saberes e tradições locais. 

  • Intervenção cultural: a inauguração do novo projeto luminotécnico acontece em um grande evento gratuito e dirigido à comunidade, em que artistas e manifestações culturais regionais apresentam suas performances. Além disso, profissionais locais atuam como parceiros nas ações operacionais e de produção da festividade.

Um manual, construído com base nas experiências das últimas edições da iniciativa, orienta a elaboração e gerenciamento das atividades de educação patrimonial, assim como sua conexão com os ODS. É possível acessar o documento clicando aqui.