Instituto Neoenergia lança edição do programa Oficinas Artísticas e Culturais (OCA)

20/09/23 19:53

 

Iniciativa promove formações gratuitas voltadas ao setor da economia criativa nos municípios de Ilha Solteira, Araras, Atibaia e Mongaguá, em São Paulo

INEO_OCA_GIFE.png

 

O Instituto Neoenergia, em parceria com a Neoenergia Elektro e a Quest Consult, lançou, nesta segunda (17), a nova edição do programa Oficinas Artísticas e Culturais (OCA), que tem como objetivo apoiar jovens em situação de vulnerabilidade que estão iniciando suas carreiras no mercado de trabalho. O programa oferece formações direcionadas ao setor de economia criativa, um dos segmentos de mercado mais importantes do país, tendo em vista que estimula a inovação, a diversidade cultural e a geração de empregos, além de apoiar a construção da identidade e da expressão cultural do país. 

 

Ao todo, serão disponibilizadas 320 vagas a jovens moradores dos municípios de  Ilha Solteira, Araras, Atibaia e Mongaguá, todos localizados no estado de São Paulo. Durante as formações, os cursistas serão incentivados a desenvolver técnicas que ampliarão suas aptidões artísticas e sua capacidade de empreender no setor, habilidades fundamentais para enfrentar os desafios que surgem ao ingressar no mercado de trabalho. Os cursos de Art & Design Lab (Ilha Solteira), Marcenaria Jovem (Araras), Núcleo de Moda & Design (Atibaia) e Ponto da Moda (Mongaguá), são gratuitos e destinados a jovens maiores de 16 anos. 

 

 

O Instituto Neoenergia também conta com a parceria das prefeituras dos municípios beneficiados, que irão implantar núcleos locais de produção voltados à capacitação de jovens de baixa renda que buscam atrelar os conhecimentos da economia criativa ao desenvolvimento humano, social e cultural. “A parceria público-privada é crucial para o desenvolvimento sustentável do setor da economia criativa, permitindo a utilização eficiente de recursos, promoção da inovação, estímulo ao crescimento econômico e o fortalecimento da arte e cultura. Tais colaborações criam ambientes favoráveis para que o setor criativo contribua cada vez mais para o progresso social e econômico da sociedade”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia. 

 

 

Para saber mais sobre o Programa e realizar sua inscrição, acesse a página do programa Oficinas Artísticas e Culturais.