Instituto Neoenergia anuncia cerimônia para divulgar vencedoras do Prêmio Inspirar 2023
Evento online será transmitido ao vivo pelo YouTube na sexta-feira (10)
O Instituto Neoenergia anunciará as vencedoras da 3ª edição do Prêmio Inspirar em um evento aberto ao público que será transmitido pelo seu canal oficial no YouTube nesta sexta-feira (10) às 17h. O Inspirar, iniciativa do Instituto com a colaboração das distribuidoras da Neoenergia e em parceria técnica com a Baluarte e Cultura, tem como objetivo celebrar e valorizar iniciativas de arte e cultura lideradas por mulheres cis e trans com atuação na Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Este ano, a iniciativa homenageará 16 mulheres pelo trabalho que desenvolvem no campo da cultura em três categorias: Pessoa Física/MEI - Microempreendedora Individual; Coletivos ou Grupos não formalizados; Produtoras Culturais ou Organizações da Sociedade Civil. Treze delas foram escolhidas por votação popular, que contou com mais de 50 mil votos, e as outras três por mérito cultural, selecionadas pelo Comitê Externo de Especialistas da premiação. As vencedoras dividirão uma premiação de R$ 140 mil.
O evento de celebração será apresentado por Verônica Bonfim, cantora, escritora, compositora e atriz, que comemora seu segundo ano como mestre de cerimônias da premiação. Além dela, o evento contará com a presença de Jaciana Melquiades, historiadora e sócia-fundadora do Era uma Vez o Mundo e Kimani, poeta, escritora e apresentadora.
“Estamos muito felizes com os resultados alcançados pelo Prêmio Inspirar, desde a participação das lideranças femininas até o sucesso da votação popular. Reconhecer e homenagear o trabalho dessas mulheres legitima o papel fundamental que a cultura tem para o desenvolvimento sustentável, em todo seu potencial de inovação e capacidade de transformação social”, destaca Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
A cerimônia de premiação ao vivo terá início às 17h. Para assistir, acesse o Canal oficial do Instituto Neoenergia no Youtube.