Coralizar divulga vídeo de expedição aos corais do Atol das Rocas (RN)
O WWF-Brasil lançou um minidocumentário do Projeto Coralizar, apoiado pelo Instituto Neoenergia, com imagens de expedição realizada aos recifes de corais da Reserva Biológica do Atol das Rocas, unidade de conservação ambiental localizada a cerca de 150 quilômetros de Fernando de Noronha, em outubro de 2021.
Durante seis dias, os cientistas mapearam os três principais bancos de corais da região, para entender a conectividade biológica entre os recifes locais. As informações estão ajudando a aprimorar o trabalho de restauração e conservação dessas espécies na costa brasileira, ação promovida pelo projeto nos municípios de Ipojuca e Tamandaré, no estado de Pernambuco.
Estudar de que forma os corais de águas profundas (mesofóticos) sobrevivem em meio às alterações climáticas é fundamental para a preservação daqueles presentes em áreas rasas, muito mais sensíveis ao aquecimento global. Ao longo da expedição, foram, inclusive, descobertas novas espécies ainda não catalogadas pela literatura científica.
“O trabalho também vai mostrar quais as lacunas e os estudos que são necessários ainda para compreender melhor o que esses ambientes representam nesse ecossistema maior que é o fundo do mar”, lembra Leonardo Tortoriello, coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (CEPENE), parceiro do Coralizar.
Nesse sentido, o trabalho desenvolvido pelo projeto é de suma importância, pois 36% dos recifes de corais do planeta estão ameaçados de extinção, segundo a lista vermelha da International Union for Conservation of Nature (IUCN). Animais fundamentais para a vida marinha, pois cerca de 25% das espécies de água salgada dependem deles para sobreviver.
Projeto Coralizar
O Instituto Neoenergia está comprometido com o desenvolvimento sustentável e realiza, desde 2019, em conjunto com o WWF-Brasil e parceiros locais, o Coralizar, iniciativa pioneira de restauração, manutenção e adaptação de recifes na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), localizada no litoral de Pernambuco.
Além disso, o projeto promove ações de educação ambiental e turismo regenerativo para com as comunidades locais, incentivando a preservação dos ecossistemas marinhos. Práticas que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e contribuem para a manutenção da biodiversidade.
Saiba mais sobre a importância dos corais
Em 2022, o Coralizar lançou um podcast com cinco episódios abordando o papel desempenhado por esses animais para a manutenção da vida marinha:
- Episódio 1: O que são corais?
- Episódio 2: Mudanças climáticas e o branqueamento de corais
- Episódio 3: Restauração de corais
- Episódio 4: Inovação
- Episódio 5: Turismo
- Episódio 6: Oceano profundo
Compromisso Brasileiro da Filantropia sobre Mudanças Climáticas
A atuação do Instituto Neoenergia em prol do meio ambiente não se restringe à conservação dos ecossistemas marinhos. Em 2023, durante a COP 28 (Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas), a instituição aderiu ao Compromisso Brasileiro da Filantropia sobre Mudanças Climáticas.
Liderado pelo GIFE - Grupo de Institutos Fundações e Empresas, o documento reafirma os esforços do Instituto Neoenergia para com o Investimento Social Privado (ISP) no âmbito ambiental. O compromisso articula ações integradas em resposta aos desafios impostos pelas alterações do clima, contribuindo para o alcance do desenvolvimento sustentável.