O Conectar Cultural é uma iniciativa idealizada pelo Instituto Neoenergia, em parceria com o Instituto Cultural São Paulo, que visa preservar, fortalecer e difundir o patrimônio cultural imaterial do Recôncavo Baiano. Realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto tem como foco mapear e registrar as diversas manifestações culturais tradicionais da região, promovendo sua valorização e garantindo sua perpetuação para as futuras gerações.

O projeto é uma proposta piloto dirigida aos 20 municípios do Recôncavo Baiano, que busca identificar, apoiar, fomentar e difundir até cinco iniciativas e manifestações culturais (saberes e fazeres) que atuam na preservação de expressões artísticas, práticas sociais e rituais, conhecimentos relacionados à natureza e técnicas artesanais tradicionais produzidas por mestres, comunidades e coletivos.
 

Como resultado, o projeto visa promover o desenvolvimento social e cultural por meio do incentivo financeiro e criação de um acervo cultural duradouro. A iniciativa será executada em quatro etapas:

- Análise do território;
Estabelecimento de vínculos com a comunidade;
Diagnóstico Local;
Fomento e registro.

Além disso, o projeto também contemplará a publicação de uma obra de referência em três idiomas, tanto em formato físico quanto digital, para distribuição em bibliotecas e universidades, ampliando o alcance e impacto do legado cultural.

Com o Conectar Cultural, o Instituto Neoenergia reafirma seu compromisso com a proteção e valorização da cultura e do patrimônio imaterial brasileiro, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua.