- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores
Tecnologia Self Healing beneficia 472 municípios nas áreas de concessão da Neoenergia
Sistema de Self Healing permite o restabelecimento da energia em até 60 segundos
O sistema “self healing” – auto recomposição, em tradução livre, possibilita um importante reforço na confiabilidade do sistema elétrico das distribuidoras da Neoenergia. Considerando os três primeiros meses do ano, 208 equipamentos do tipo foram instalados na Bahia (Coelba), Pernambuco (Celpe), Rio Grande do Norte (Cosern), São Paulo, Mato Grosso do Sul (Elektro) e Distrito Federal (Neoenergia Distribuição Brasília). Com o uso da tecnologia, é reduzido o número de interrupções no fornecimento da eletricidade, que pode ser restabelecida em até 60 segundos. Ao todo, a Neoenergia possui cerca de 13 mil equipamentos religadores, dos quais 17% contam com o self healing, instalados em 472 municípios em cinco estados e no Distrito Federal.
O sistema minimiza a interrupção de energia, em casos dos chamados “defeitos temporários”, quando, por exemplo, galhos de árvores caem sobre a fiação. “Uma das principais vantagens da tecnologia de auto recomposição é que ela identifica a ocorrência e a soluciona de forma automática, sem que seja necessária a interferência do operador ou do sistema. Assim, a Neoenergia reforça a confiabilidade no fornecimento de energia e oferece mais qualidade no seu serviço”, informa o gerente de Padronização e Implementação de Smart Grids da Neoenergia, Daniel Picchi.
O resultado é uma redução no número de clientes sem fornecimento de energia e a diminuição na quantidade de quedas de energia. “Isso acontece porque a tecnologia recompõe de forma automática o trecho não afetado pelo problema. Com isso, o fornecimento pode voltar ao normal para a maior quantidade possível de clientes em poucos segundos”, explica o supervisor de Implantação de Automação de Redes da Neoenergia, Rudson Oliveira. O self healing ainda é integrado ao Centro de Operações Integrada (COI), que recebe a localização exata da ocorrência e envia os eletricistas verificar a situação em campo e agir quando necessário.
Melhoria nos indicadores
Uma das principais conquistas resultantes da implantação do sistema self healing está na melhoria dos parâmetros de qualidade determinados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Assim, todas as distribuidoras da companhia estão abaixo dos limites estabelecidos para os indicadores de qualidade que avaliam a frequência média das interrupções (FEC, medida em vezes) e a duração média em que isso acontece (DEC, em horas).
A Neoenergia Distribuição Brasília, em 28 dias sob operação da Neoenergia, apresentou um dos melhores índices da qualidade do fornecimento de energia já registrado na série histórica do mês, com DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor) de 0,5h em março deste ano, registrando redução de -12% vs. mar/20. No primeiro trimestre de 2021, as demais concessionárias seguiram fornecendo energia dentro da meta estabelecida pelo órgão regulador: 11,77 (Coelba); 12,36 (Celpe); 8,49 (Cosern) e 7,63 (Elektro).
Notícias relacionadas
2024-11-21
Neoenergia anuncia uso pioneiro de transformadores PVT para alimentação de subestação em MG
2024-11-19
Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 premia 8 mil alunos em edição histórica com apoio da Neoenergia
2024-11-19
Neoenergia expande programa interno para talentos negros a partir de 2025
2024-11-18
Neoenergia antecipa projeto de transmissão e assegura receita de R$ 43 milhões
2024-11-12