- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores
Série Ilumina Brasil: Rio Grande do Norte
Existem registros dos primeiros habitantes do Rio Grande do Norte, a 80 quilômetros de Mossoró, onde está localizado o sítio arqueológico Lajedo de Soledade. A região foi povoada pelos caçadores-coletores e concentra fósseis de arte rupestre da Era Glacial e vestígios de animais que viveram há 20 mil anos. Hoje, o estado tem mais de 3,5 milhões de habitantes, segundo o IBGE.
Com clima semiárido, um dos seus pontos turísticos é o Pico do Cabugi, único vulcão extinto no Brasil e que, segundo indícios históricos, foi o ponto mais alto avistado pelos portugueses em 1500. A teoria é defendida pelo professor e pesquisador Lenine Barros Pinto, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Período colonial
Para alguns historiadores, a primeira expedição para o Rio Grande do Norte ocorreu em maio de 1501 pelo Cabo de São Roque, localizado há 51 quilômetros da capital Natal, no sentido norte. O local é conhecido por ser o ponto da costa brasileira mais próximo do continente africano.
Em 1516, para evitar a invasão de corsários e outros povos, a Coroa-Portuguesa enviou militares para defender a costa sob o comando de Cristóvão Jacques. Já em 1524, com a região povoada pelos portugueses, Martim Afonso de Souza instituiu as Capitanias Hereditárias.
Entre os principais motivos da implementação das capitanias hereditárias foi a evangelização da região e uma maneira de combater a exploração da região antes da chegada dos franceses que haviam iniciado o contrabando de pau-brasil.
Cultura diversificada
Os festejos tradicionais do Rio Grande do Norte vão desde as festas juninas, conhecidas em todo o nordeste brasileiro, à Festa do Caju, esta que tem como objetivo promover atividades culturais e gastronômicas em torno da fruta popular na região, gerando renda e atraindo turistas para a região.
Na praia de Pirangi do Norte, está localizado o Cajueiro de Pirangi, que entrou para o Guiness Book “O Livro dos Recordes", em 1994 como o maior cajueiro do mundo. Com mais de 9.000 m² e com perímetro de aproximadamente 500 metros, o ponto turístico recebe visitantes dos quatro cantos do planeta.
Além dos gêneros musicais forró e baião, apresentações de fandango e congo também são populares no interior do estado. Em sua culinária se destacam o coco, caju e alimentos como macaxeira, camarão, carne de sol e cuscuz.
Turismo local
As mais fantásticas praias do País estão no Rio Grande do Norte. Cercadas por dunas, falésias e sítios arqueológicos, as atrações turísticas são ricas e oferecem variedade de atividades para todos os gostos.
Com mergulhos em águas mornas para ver golfinhos e recifes, é possível desfrutar de atividades aquáticas em todo o território. Para quem busca gastronomia, a Praia da Pipa conta com infraestrutura de restaurantes e bares, além de uma vida noturna animada. Já na capital, se destaca o Parque das Dunas, que conta com a maior reserva de Mata Atlântica original em um parque localizado em perímetro urbano.
Economia
Entre as atividades econômicas do estado estão a agricultura e o cultivo de arroz, algodão, fumo, mamão, melão, coco, caju, mandioca, milho, entre outros alimentos. A criação de bovinos e suínos representa parte das exportações para a Europa. Já a atividade industrial da capital fica a cargo dos setores têxtil, automotivo e óleo & gás.
Ações Neoenergia
A Cosern foi incorporada pela Neoenergia em 1997, quando deixou de ser administrada pelo Governo Estadual. Localizada no Rio Grande do Norte, após a sua privatização, a empresa passou a assinar como Neoenergia Cosern, por ter 51% da companhia.
Após a aquisição, a empresa continuou apresentando melhorias no desenvolvimento e contribuindo com seus 1,4 milhão de clientes. A companhia foi reconhecida como a distribuidora com a Melhor Gestão Operacional, a Melhor Qualidade do Fornecimento, o Melhor Modelo de Gestão e a Melhor Ouvidoria do Brasil em premiações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) em 2022.
A Neoenergia Cosern está presente nos 167 municípios potiguares, com uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.
Notícias relacionadas
2024-11-19
Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 premia 8 mil alunos em edição histórica com apoio da Neoenergia
2024-11-19
Neoenergia expande programa interno para talentos negros a partir de 2025
2024-11-18
Neoenergia antecipa projeto de transmissão e assegura receita de R$ 43 milhões
2024-11-12
Judoca Bia Souza, medalha de ouro em Paris 2024, é a nova embaixadora do Time Neoenergia
2024-11-11