PT language
  • EN
  • ES
passista de frevo fazendo passos no Marco Zero do Recife" height="305

Série Ilumina Brasil: Pernambuco

18/04/2023
​​​             passista de frevo fazendo passos no Marco Zero do Recife

​​

Banhado pelo oceano Atlântico, o estado de Pernambuco possui 98.067,877 m² de área territorial e uma população estimada de 9.674.793 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Localizado na região Nordeste do Brasil, faz divisa com Paraíba, Ceará e Piauí, ao norte, e Alagoas e Bahia, ao sul. 

Seu patrimônio histórico e cultural é diverso e conta com manifestações tradicionais que encantam pessoas de todo o País e do mundo, como a capoeira, o maracatu e o frevo.

Além disso, a região possui a praia eleita a mais bonita do mundo: Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, segundo o Prêmio Traveller’s Choice 2023 , do Tr​ipAdvisor. A preservação e beleza do local reforçam o compromisso da companhia com a descarbonização e a sustentabilidade da Ilha. Recentemente, a região recebeu um importante estímulo da Neoenergia​ com a construção da primeira Usina Solar Fotovoltaica Flutuante​ do arquipélago, fomentando a geração de energia limpa.

 

praia-sancho.pngPré-história

Em Pernambuco, está localizado o segundo maior parque arqueológico do Brasil. No Parque Nacional do Catimbau, é possível encontrar gravuras de homens, animais, fogo e outros grafismos que sobrevivem até hoje. Além das pinturas rupestres, o local reúne outros 42 sítios arqueológicos que datam de milhares de anos e foram desenvolvidos por diferentes grupos étnicos que criaram desenhos com formatos e cores diferentes uns dos outros.

A região é marcada pela intensa erosão e formações rochosas de arenitos com diversas tonalidades de cores e com idade aproximada de 100 milhões de anos. O local também  abriga cerca de duas mil cavernas.

          imagem de pinturas rupestres

​História


 

Em 1501, o território de Pernambuco foi definido no Tratado​ de Tordesilhas, como local pertencente à América Portuguesa. O local era de grande importância para a Coroa Portuguesa e,

Já em 1535, após a divisão do Brasil em capitanias hereditárias, o local onde hoje é o estado  se tornou a maior e mais rica produtora de cana-de-açúcar do mundo. Pernambuco também passou por um período de colonização holandesa, entre 1630 e 1654,  período em que houve a urbanização da capital, Recife.

Após a expulsão dos holandeses, os portugueses voltaram a colonizar o território, que perdeu espaço economicamente no século 19, com o ciclo-do-café.  Em 1817, foi realizada a chamada Revolta dos Padres ou Revolução Pernambucana, em que a capitania, cobrando liberdade e redução de impostos, entre outras pautas, declarou independência de Portugal. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias e foi reprimida pelas tropas dos colonizadores — mas até hoje pernambucanos costumam se referir ao estado como “meu país" em tom de brincadeira. A bandeira do estado é a mesma utilizada pelo movimento libertário.

duas mulheres dançando com sobrinha de frevo com imagem da bandeira de pernambuco


 

Revolução de Pernambuco e o meme “Meu país Pernambuco"

Em 1817, aconteceu a Revolução Pernambucana que declarou a independência do estado do restante do país e permaneceu desta forma por 70 anos. Por esse motivo, a expressão “ Meu país Pernambuco" remete à época em que o Brasil era colônia portuguesa, que se popularizou nas redes sociais como meme. A separação aconteceu no dia 6 de março de 1817 é um marco na história do estado e 200 anos depois, em 2017, foi decretado feriado estadual.

​Economia

Dois séculos após o seu apogeu com a cana-de-açúcar, nos últimos 30 anos, Pernambuco gera receita por meio de serviços, agropecuária e indústria, em 12 regiões com perfis econômicos diversos. O setor de serviços é a atividade que mais contribui para o Produto Interno Bruto (PIB) estadual.

Porto Digital

Um dos principais ambientes de inovação do País e um dos principais parques tecnológicos, o Porto Digital, localizado no centro histórico de Recife, em Santo Amaro, santo Antônio e São José. Desde 2015, o projeto dá  ênfase nos segmentos de, animação, música, fotografia, games, cine-vídeo e design.

O pólo de inovação deu lugar a um local antes degradado a uma região requalificada em termos imobiliários, urbanísticos e que envolve a recuperação de patrimônios históricos. Desde a sua implementação já foram restaurados mais de 138 mil metros  quadrados de imóveis históricos

O Porto Digital conta com mais de 350 empresas privadas, instituições dos setores de Tecnologias Para Cidades, Economia Criativa,  Tecnologia da Informação e Comunicação e diversas representações governamentais. 

imagem de uma rua e casarios do centro histórico do Recife
 
 

Cultura

Sua influência cultural mistura tradições indígenas, africanas e europeias que deram origem à capoeira, ao frevo e a outras manifestações.

Outro destaque cultural é o maracatu, que envolve dança e música. O maracatu Nação, também conhecido como de Baque Virado, realiza um cortejo real, cheio de simbologias e cores, que lembra a coroação do rei do Congo. Há ainda o maracatu rural, chamado de Baque Solto, que tem como personagem central o caboclo de lança. As duas manifestações são marcadas pela religiosidade. No mês em que é celebrado o Carnaval, o maracatu vai até as ruas e encanta os foliões e turistas da região.

Como herança musical estão grandes nomes como Luiz Gonzaga e Alceu Valença. Foi criado em Pernambuco, nos anos 1990, o mangue beat, expressão musical que mistura ritmos e ficou conhecida nacionalmente através de Chico Science.

Na literatura,  destacam-se os poetas João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira. Cida Pedrosa e Micheliny Verunschk são duas pernambucanas que venceram o Prêmio Jabuti nos últimos anos. Nasceu em Pernambuco ainda o abolicionista Joaquim Nabuco, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Outros importantes escritores brasileiros, como Ariano Suassuna e Clarice Lispector, não nasceram no estado, mas foi onde viveram parte da vida e levaram parte de Pernambuco para as suas obras.

Há indícios de que as primeiras cachaças foram produzidas em nos engenhos de açúcar pernambucanos. O primeiro poema de Bento Teixeira, "Prosopopéia", foi publicado em 1601, dedicado ao então governador de Pernambuco. 


 

 

​Turismo

Pernambuco reúne atrações turísticas que  encantam pessoas do mundo todo. Sua capital, Recife, abriga uma das praias mais famosas do estado, a Praia de Boa Viagem. Ao sul, está a deslumbrante região de piscinas naturais e água cristalina, formada por praias como Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros.

Ao norte,  Olinda, conhecida como cidade-irmã, e que se destaca pelo carnaval de rua onde acontecem os desfiles de bonecos gigantes.No centro histórico da cidade, estão igrejas em estilo barroco e o casario antigo que é cartão-postal do estado.

O arquipélago de Fernando de Noronha também faz parte do território de Pernambuco. O local atrai turistas que buscam praias exuberantes, trilhas com alta e média dificuldade, além de atividades de mergulho. Seus pontos mais conhecidos são o Morro Dois Irmãos, a Praia Cacimba do Padre, a Trilha do Mirante do Golfinho e a Praia do Sancho, que foi eleita uma das mais bonitas do mundo, em pesquisas feitas pelo TripAdvisor por vários anos consecutivos.

Entre os meses de dezembro e junho, a ilha de Fernando de Noronha é presenteada com a desova das tartarugas marinhas. A cada temporada, cerca de 300 desovas são responsáveis por mais de 16 mil novos filhotes que chegam às águas com segurança, graças ao apoio do Projeto Tamar, que conta com um Centro de Visitantes, que completa 30 anos em 2026 e recebe cerca de 40 mil visitantes todo ano. 

 imagem da ilha de Fernando de Noronha


 

​Ações Neoenergia

Atuante em todos os municípios de Pernambuco, a Neoenergia atende a uma área formada por 184 municípios e uma população aproximada de 9,4 milhões de habitantes, que recebem a distribuição de energia elétrica, incluindo o Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados.

A distribuidora investe em digitalização de redes e do atendimento aos clientes, eficiência energética e inovação para oferecer os melhores serviços para os consumidores e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do estado.

O projeto Energia do Futuro desenvolve tecnologias para descarbonização, eficiência energética e digitalização das redes no arquipélago de Fernando de Noronha, como a instalação de medidores inteligentes e equipamentos que permitem o acesso e monitoramento à distância dos níveis de tensão e corrente. A ilha recebe também investimentos em geração de energia solar e mobilidade elétrica por meio dos programas de Eficiência Energética (PEE) e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). ​​

 

Barra verde com a frase "O Futuro a gente faz agora!"
 


 

Notícias relacionadas