
Reciclagem: O que é e como você pode contribuir
Reciclar os resíduos gerados diariamente traz diversos benefícios à sociedade e ao meio ambiente. Entre os destaques estão o apoio à geração de renda em cooperativas que processam os itens, a redução dos impactos no meio ambiente, a diminuição da extração de matéria prima para utilização nas indústrias e o incentivo à educação ambiental por meio da coleta seletiva.
O que é reciclagem?
Para compreender um pouco sobre o processo de reciclagem, o ideal é entender o objetivo de realizá-lo e como as vantagens alcançadas beneficiam diretamente a todos. Reciclar nada mais é do que recuperar a parte reutilizável de produtos consumidos para reintroduzi-los no ciclo de produção de sua origem ou para a criação de outros objetos a partir dessa matéria-prima.
A relevância desse sistema é trazer o reaproveitamento e nova vida a objetos descartados, mas que ainda poderiam ter utilidade para diversas outras atividades. Desta forma é possível reinserir um resíduo no ciclo produtivo, gerando impacto positivo no meio ambiente. O processo de reciclagem é feito a partir da coleta seletiva nos descartes.
O que é coleta seletiva e como é feita?
Fundamental para a reciclagem, a coleta seletiva é a retirada dos resíduos sólidos separados previamente, a partir de sua composição. Em linhas gerais, divide-se orgânicos e inorgânicos e seus tipos de materiais: vidro, papel, alumínio, óleo vegetal e eletrônicos, como pilhas e celulares.
O Brasil conta com uma Política Nacional de Resíduos Sólidos e recicla apenas 2,1% do total do material coletados. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), esse percentual se mantém há mais de três anos, devido à dificuldade em avançar na coleta seletiva. A meta é que altere até 2040, quando ao menos 72,6% da população terá acesso à coleta seletiva e 20% do material coletado seja reciclado, de acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
Como funcionam as lixeiras de reciclagem?
A função das lixeiras de diferentes cores é facilitar memorização por parte das pessoas. O uso de tons diferentes é uma prática já consolidada no cenário internacional. Confira as cores e seus respectivos materiais:
AZUL: papel e papelão
VERMELHO: plástico
VERDE: vidro
AMARELO: metal
PRETO: madeira
LARANJA: resíduos perigosos
BRANCO: resíduos hospitalares e de serviços de saúde
ROXO: resíduos radioativos
MARROM: resíduos orgânicos
CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.
Importância da reciclagem por material
Mostrar mais +
Papel
70% menos energia
50x menos água
95% menos poluição do ar
Plástico
50% menos energia
100 toneladas de plástico reciclado
Evita extração de uma tonelada de petróleo
Metal
95% menos energia
A reciclagem de uma tonelada de alumínio
Evita a extração de cinco toneladas de bauxita
Eletrônicos
As refinarias de metais são capazes recuperar até 99% dos metais presentes na reciclagem dos eletrônicos.
Óleo
Pode ser reduzido biodiesel e sabão.
O reaproveitamento de resíduos traz uma série de benefícios à sociedade. A iniciativa favorece uma atividade rentável, que gera novos empregos, reduz a quantidade de lixo não reciclável enviados aos aterros sanitários ou depósitos, prolongando a vida útil desses locais. Além disso, auxilia na conservação de recursos naturais, como madeira, água e minerais, apoiando na redução da necessidade de extração de novas matérias-primas. Os materiais após sua reciclagem não demandam tanta energia ao serem remanufaturados se comprado às novas matérias-primas, gerando, desta forma, economia à população.
Em relação aos benefícios para o meio ambiente, a ação é responsável pela diminuição da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis, e da quantidade de resíduos no tratamento final, como aterramento ou incineração. A reciclagem é capaz ainda de minimizar o acúmulo de resíduos durante a produção de novos materiais, como o corte de árvores para a fabricação de papeis, ou as emissões de gases e as agressões ao solo.
Guia prático: Como reciclar?
1º passo: Identifique os itens que podem ser destinados para a reciclagem.
- Papel – papelão, caixas em geral, papel escritório, jornais, revistas, livros, cadernos (sem espiral e sem capa).
- Plástico – sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, garrafa PET, baldes, bacias, mesas plásticas.
- Metal – latas de alumínio (refrigerante, suco, cerveja), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas) e folha de flandres.
- Óleo vegetal – óleo de cozinha, material deve ser entregue filtrado e armazenado em garrafas PET transparente.
- Eletrônico – CPU com placa mãe, notebook, DVD, televisores, monitores, celular, tablet, teclado, mouse, impressoras, rádio, ventilador, copiadores etc.
2º passo: Conscientize todos em sua casa e vizinhança sobre a importância de reciclagem. Assim, eles fazem o descarte apropriado do resíduo, que deve ser separado por tipo de material.
3º passo: Leve os itens recicláveis separados, limpos e secos até o posto de troca. Os resíduos serão pesados e será emitido um recibo com o valor total da coleta.
Vale-Luz: Programa de descontos por reciclagem
A Neoenergia promove uma iniciativa chamada Vale Luz, que faz parte do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e atua em três distribuidoras da companhia – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE) e Neoenergia Cosern (RN). O programa beneficia os clientes com descontos na conta de luz em troca de materiais recicláveis, por meio da coleta seletiva, ou seja, a separação dos materiais recicláveis por tipo (papel, metal, plástico).
A reciclagem é uma das diversas formas que pessoas e empresas podem contribuir com o meio ambiente. Na Neoenergia, além do compromisso ambiental, as ações também geram economia. Para mais informações sobre o Vale Luz e os pontos de troca, baixe o aplicativo Vale Luz Cliente (disponível para iOS e Android) ou acesse os sites das distribuidoras.
Como participar do Vale-Luz:
Clientes residenciais - O cadastro pode ser feito pelo aplicativo Vale Luz Cliente (disponível para o iOS e Android). Na ferramenta é possível conferir os locais dos postos de troca em cada cidade participante.
Empresas e condomínios - No site da distribuidora é possível preencher a ficha cadastral, que depois deve ser enviada para o e-mail eficiencia@neoenergia.com. Após avaliação, a concessionária retorna com as demais orientações.
Para obter informações sobre o Projeto Vale Luz, acesse:
Notícias relacionadas
2025-04-22
Neoenergia vende 50% de Itabapoana Transmissão
2025-04-15
Nova campanha da Neoenergia celebra a potência feminina no esporte e reforça apoio às atletas embaixadoras da marca
2025-03-27
Instituto Neoenergia lança chamada inédita unificada de editais para apoiar projetos sociais
2025-03-21
Neoenergia é reconhecida entre as empresas mais exemplares do mundo em sustentabilidade
2025-03-14