PT language
  • EN
  • ES
Imagem mostra eletricistas masculino e feminino trabalhando em rede de energia

Neoenergia tem a primeira mulher eletricista a trabalhar em rede subterrânea

10/08/23

Formada pela Escola de Eletricistas, Elaine Guimarães teve treinamentos

específicos para atuar abaixo do nível do solo, no Distrito Federal

As mulheres ocupam cada vez mais espaços em profissões que, até pouco tempo atrás, eram dominados, majoritariamente, por homens. Aos 44 anos, a eletricista Elaine Santos Guimarães assumiu a responsabilidade de ser a primeira mulher, dentro das cinco distribuidoras da Neoenergia, a trabalhar em rede elétrica subterrânea no Distrito Federal.

Formada pela Escola de Eletricistas, ela adquiriu treinamento especializado para vencer o desafio. Para atuar diariamente na rede elétrica abaixo do nível do solo, foi preciso ter conhecimentos específicos, presentes nas Normas Regulamentadoras 33 e 35 - expedidas pelo Ministério do Trabalho -, além de muita determinação para trabalhar em espaços confinados e escuros.

Há pouco mais de um ano e meio na Neoenergia Brasília, Elaine foi contratada pela distribuidora após se formar na primeira turma da Escola de Eletricistas da capital federal, em dezembro de 2021. Dedicada, a eletricista brasiliense chamou a atenção da liderança, principalmente, em razão das suas ações relacionadas à segurança, uma das prioridades da concessionária que atende a cerca de 1,1 milhão de clientes no Distrito Federal.

Recebi o convite para migrar para a rede subterrânea e topei o desafio”, conta Elaine Guimarães. “Fiz os treinamentos obrigatórios, recebi o apoio dos colegas e me sinto feliz com a oportunidade de inspirar outras mulheres a seguir o mesmo caminho”, completa a eletricista.

Em breve, ela deve ter a companhia de outras mulheres no time de rede subterrânea da Neoenergia Brasília. “Uma das nossas missões é fortalecer a equidade de gênero dentro da distribuidora”, afirma Hudson Thiago de Oliveira, gerente de Subtransmissão e Redes Subterrâneas da Neoenergia Brasília. “Elaine desempenha o trabalho com excelência e logo abriremos novas oportunidades para o público feminino”, acrescenta o executivo.

Vantagens - A rede elétrica subterrânea diminui os problemas causados por descarga elétrica e tempestades, além de reduzir a probabilidade de vandalismo e a necessidade de manutenção, e melhorar a estética urbana.

 

Notícias relacionadas