- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores
Neoenergia conquista Prêmio Golden Tombstone 2024
É a primeira vez que uma empresa é reconhecida por duas operações na mesma categoria pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças-SP. Companhia destacou-se com a permuta de ativos com Eletrobras e a transação com GIC
A Neoenergia acaba de conquistar o Prêmio Golden Tombstone 2024, do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças-SP, na categoria M&A (sigla em inglês para fusões e aquisições). Esta foi a primeira vez que uma empresa venceu com duas transações na mesma classe de premiação. A companhia ganhou o primeiro lugar com as operações de permuta de ativos de usinas hidrelétricas com a Eletrobras; e o segundo lugar, com a venda de 50% de oito ativos operacionais de transmissão para o GIC, juntamente com um acordo de parceria para participação em leilões de transmissão. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (19), em São Paulo.
A premiação do IBEF-SP tem o objetivo de reconhecer as empresas que se destacaram, no ano passado, pela inovação e relevância de transações financeiras. “As operações estão alinhadas com a estratégia de rotação de ativos, com foco na valorização e otimização de nosso portfólio. A premiação é um reconhecimento de um modelo de negócio que representa maior geração de valor para os acionistas com disciplina na alocação de capital”, afirmou Carlos Choqueta, Diretor-executivo de Desenvolvimento da Neoenergia.
Operações
Ao firmar o acordo com a Eletrobras, a companhia recebeu 49% das ações da usina hidrelétrica Dardanelos (MT), passando a deter 100% do capital social do negócio, além das participações de 0,04% nas distribuidoras Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), e da transmissora Afluente T (BA). Por sua vez, a Eletrobras recebeu 51% das ações da usina hidrelétrica Teles Pires (MT) e 51% das ações da usina hidrelétrica Baguari(MG).
Já o contrato com o GIC, envolveu oito empreendimentos operacionais que totalizam 1.865 quilômetros de linhas de transmissão: Jalapão, Santa Luzia, Dourados, Atibaia, Biguaçu, Sobral, Narandiba e Rio Formoso. A Neoenergia e o GIC também assinaram um acordo de desenvolvimento para a participação conjunta em leilões de transmissão, bem como a potencial aquisição de 50% das ações dos ativos ativos que entrarem em operação, via direito de primeira oferta.
Notícias relacionadas
2024-11-22
Embaixadora da Neoenergia vence Circuito Mundial de Águas Abertas 2024
2024-11-21
Neoenergia anuncia uso pioneiro de transformadores PVT para alimentação de subestação em MG
2024-11-19
Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 premia 8 mil alunos em edição histórica com apoio da Neoenergia
2024-11-19
Neoenergia expande programa interno para talentos negros a partir de 2025
2024-11-18