PT language
  • EN
  • ES
Operação inverno: Neoenergia intensifica ações preventivas nas áreas das distribuidoras

Operação inverno: Neoenergia intensifica ações preventivas nas áreas das distribuidoras

20/05/2024

Concessionárias reforçam manutenção com podas de árvores e medidas contra queimadas

A Neoenergia está intensificando o trabalho preventivo para o inverno com ações que incluem podas de árvores e medidas contra queimadas. Nos estados do Nordeste, a temporada é marcada pelas chuvas enquanto em São Paulo, o calor intenso e a falta de chuva aumentam os riscos de incêndios.

A Neoenergia Elektro, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica para parte das cidades situadas nas regiões Centro e Oeste de São Paulo, reforça a importância de cuidados especiais com a rede elétrica e medidas de segurança para prevenir acidentes relacionados às queimadas. A Defesa Civil já emitiu alertas do aumento do risco de incêndios nessas localidades.

Quando as chamas atingem à rede elétrica, componentes como postes, cabos e isoladores podem ser danificados, interrompendo o fornecimento de energia. Quando o fogo está próximo da rede, a fuligem e o calor intenso criam condições para gerar curto-circuito e, como consequência, interrupção do fornecimento”, explica Guilherme Mafra, gerente de Segurança e Saúde da Neoenergia Elektro.

As iniciativas da Operação de Inverno se somam à rotina de manutenção preventiva para melhorar a qualidade da distribuição da energia elétrica nas áreas de concessão. Entre as prioridades está o trabalho de poda de árvores. O objetivo é intensificar a atividade e evitar possíveis interrupções por conta da proximidade da vegetação com a rede de distribuição. Ao tocar a fiação, os galhos podem causar curto-circuito, interromper o fornecimento de energia ou, em alguns casos, partir os cabos e provocar acidentes.

Na Neoenergia Pernambuco, estão programadas mais de 32 mil podas realizadas nas próximas semanas nas cidades de Recife, Jaboatão, Olinda, Abreu e Lima, Camaragibe, Igarassu, Moreno, São Lourenço da Mata, Paulista e Paudalho. “A poda de árvores, quando os galhos estiverem próximos à rede elétrica, só pode ser realizada por técnicos especializados e com técnicas adequadas da companhia”, explica André Tavares, gerente de Operação da Neoenergia Pernambuco.

Para reduzir os riscos de acidentes com a rede elétrica no Rio Grande do Norte, a Neoenergia Cosern realizou cerca de 34.300 podas preventivas em árvores espalhadas por 105 cidades potiguares, de janeiro a abril deste ano. Com a incidência de chuvas acima da média histórica na maioria dos municípios, galhos e arbustos cresceram rapidamente.

Na Bahia, os profissionais da Neoenergia Coelba inspecionaram mais de 40 mil quilômetros da rede elétrica em 2024. Para garantir maior confiabilidade no fornecimento de energia da área de concessão do estado, a distribuidora podou mais de 60 mil vegetações próximas a fios de energia.

 

Notícias relacionadas