PT language
  • EN
  • ES
Brazil Offshore Wind Summit 2024: Neoenergia e governo do RJ assinam memorando para estudos de desenvolvimento de energia eólica offshore no estado

Brazil Offshore Wind Summit 2024: Neoenergia e governo do RJ assinam memorando para estudos de desenvolvimento de energia eólica offshore no estado

26/03/24

Com a assinatura do MoU, companhia apoiará estudos para o

desenvolvimento da geração de energia eólica offshore no litoral fluminense

Rio de Janeiro, 26 de março de 2024

A Neoenergia e o governo do Rio de Janeiro assinaram nesta terça-feira um memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) para o desenvolvimento de estudos que incentivem futuramente a execução de projetos de geração de energia eólica offshore no litoral fluminense.

A assinatura foi realizada durante o Brazil Offshore Wind Summit 2024, que acontece até amanhã (27), no Rio de Janeiro. Essa já é a quarta assinatura de MoU realizada pela Neoenergia para o desenvolvimento da geração eólica em alto-mar no país. A companhia também está conduzindo estudos para promover e avaliar a viabilidade da eólica offshore em outros estados como Rio Grande do Sul e Ceará.

“A Neoenergia tem um legado de pioneirismo no desenvolvimento de geração eólica onshore no país. É importante que o Brasil se prepare e se posicione para esta nova fonte limpa e renovável, que será a médio e longo prazos. Para o crescimento desse novo mercado, é necessária a definição de um marco regulatório capaz de dar segurança jurídica e regulatória, bem como assegurar a alocação mais assertiva de investimentos”, afirmou Laura Porto, diretora executiva de Renováveis da Neoenergia. A executiva participou da abertura do evento nesta terça-feira.

Além de Laura Porto, a cerimônia de assinatura contou com a presença do Diretor de Hidráulica e Offshore da Neoenergia, Marcelo Lopes; e do Secretário Interino de Energia e Economia do Mar do estado do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto.  

Estamos contribuindo para o fomento do setor de energia limpa no país com parcerias voltadas à promoção de novas tecnologias para a oferta de soluções inovadoras. Temos o compromisso de estimular os estudos para o desenvolvimento da geração eólica offshore no país, que, no futuro, poderão ampliar a competividade da fonte, com ganho de escala e desenvolvimento tecnológico”, complementou Marcelo Lopes.

Com o MoU, o Rio de Janeiro terá a oportunidade de ter acesso a informações sobre os estudos preliminares acerca das características da região. Acreditamos que a parceria com a Neoenergia, que tem pioneirismo na geração eólica onshore no país, será de grande valia para o estado impulsionar a eólica offshore no futuro”, finalizou o secretário interino Felipe Peixoto.

 

Notícias relacionadas