- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores
Neoenergia moderniza medição inteligente em Fernando de Noronha
Empresa realizou a instalação em mais de mil clientes, permitindo o acesso e monitoramento a distância dos medidores
A Neoenergia acaba de modernizar a medição inteligente em Fernando de Noronha. A companhia substituiu mais de mil medidores homologados com funcionalidades mais amplas que permitem atender solicitações remotamente. O processo também incluiu a manutenção do sistema de telecomunicação na ilha, com equipamentos projetados especialmente para uma gestão precisa das redes elétricas. A iniciativa faz parte dos investimentos da companhia em smart grids, ampliando conceito de DSO, em que a distribuidora de energia passa a ser uma Operadora de Sistema de Distribuição, não apenas da rede.
Qualidade de energia e tarifa branca
Na prática, a nova rede permite o acesso e monitoramento à distância dos níveis de tensão e corrente, além dos eventos e alarmes em caso de interrupção no fornecimento de energia, garantindo mais agilidade no atendimento dos processos operacionais no arquipélago. Os clientes que solicitarem a Micro e Minigeração Distribuída (MMGD), qualimetria ou tarifa branca poderão ter as solicitações atendidas sem a necessidade de realizar a substituição do medidor.
“Implantamos o que há de mais moderno no conceito de medição inteligente no arquipélago de Fernando de Noronha, dando mais eficiência, agilidade e reforçando a qualidade do fornecimento de energia. Oferecer serviços cada vez melhores para os nossos clientes e se antecipar às necessidades de digitalização na transição energética são os focos da companhia", afirma Carlos Eduardo Ferreira Soares, superintendente de Desenvolvimento e Aplicação da Neoenergia.
O projeto de modernização integra o Projeto AMI Fernando de Noronha, vinculado ao Energia do Futuro (DSO) e foi executado em 2022. A Neoenergia Pernambuco mobilizou uma equipe do continente para instalação da rede de comunicação de radiofrequência (RF) na ilha e quatro equipes para instalação de cerca de 1.000 medidores de energia bidirecionais (capazes de medir a entrada e saída de energia), com inteligência computacional embarcada, no parque dos clientes de baixa tensão.
Projeto Energia do Futuro
As redes elétricas são essenciais para suportar a digitalização e a necessidade de descarbonização, geração e armazenamento distribuídos, veículos elétricos, medição inteligente e automação são elementos do setor elétrico do futuro. Alinhada à tendência global, a Neoenergia investe na transição entre ser uma Operadora de Rede de Distribuição – DNO, na sigla em inglês – e tornar-se uma Operadora de Sistema de Distribuição, a chamada DSO. Essa mudança vai acelerar a adoção das novas tecnologias e seus benefícios para os 15,9 milhões de clientes das concessionárias do grupo – Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Cosern (RN), Brasília (DF) e Elektro (SP/MS).
O projeto Energia do Futuro, que desenvolve tecnologias para descarbonização, eficiência energética e digitalização das redes no arquipélago de Fernando de Noronha, também está em andamento na região de Atibaia, em São Paulo. Este é um exemplo brasileiro desse novo modelo na distribuição, em que o uso das novas tecnologias e a geração distribuída alteram o fluxo da energia e exigem uma gestão mais avançada.
Notícias relacionadas
2024-11-21
Neoenergia anuncia uso pioneiro de transformadores PVT para alimentação de subestação em MG
2024-11-19
Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 premia 8 mil alunos em edição histórica com apoio da Neoenergia
2024-11-19
Neoenergia expande programa interno para talentos negros a partir de 2025
2024-11-18
Neoenergia antecipa projeto de transmissão e assegura receita de R$ 43 milhões
2024-11-12