Neoenergia lança campanha “Deixa Ela Te Inspirar” em celebração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino
Campanha tem como principal objetivo alertar para redução da desigualdade entre mulheres e homens no mercado de trabalho brasileiro
A Neoenergia lança hoje (16.11) a campanha Deixa ela te inspirar, em celebração ao Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino - data criada, em 2014, pela Organização das Nações Unidas (ONU), de promoção à redução da desigualdade de gênero no mercado de trabalho, que ocorre simultaneamente em 153 países. O grupo, junto ao Instituto Neoenergia, que vem se destacando fortemente na contribuição ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5 - Equidade de Gênero) - uma das metas da Agenda 2030 -, promoverá uma semana dedicada ao tema em suas redes sociais, com um programação que inclui uma live no YouTube, quatro episódios de Podcast e posts e stories no Instagram para compartilhar histórias incríveis de mulheres empreendedoras e intraempreendedoras.
“Nosso objetivo é dar mais visibilidade a essa data, porque entendemos que a redução da desigualdade de gênero no mercado de trabalho ainda é um desafio mundial, e maior no Brasil. Nosso grupo, juntamente com o Instituto Neoenergia, tem uma história bonita nessa jornada do ODS 5. Criamos a primeira Escola de Eletricistas Mulheres do Brasil, em 2017; já temos 43% de mulheres em equipes corporativas e, na diretoria executiva, nossa presença feminina alcança hoje 44%, e trabalhamos para aumentar essa representatividade, com ações de estímulo ao intraempreendedorismo", diz Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia. A executiva reforça ainda que, “em 2021, a companhia tornou-se a primeira empresa a apoiar exclusivamente a Seleção Brasileira de futebol feminino e a competição nacional de clubes. Além disso, no Instituto Neoenergia, lançamos este anos ano a primeira edição do Programa de Aceleração Social Impactô Mulheres e criamos o prêmio Inspirar, iniciativa de reconhecimento a mulheres empreendedoras, nas áreas de arte e cultura, em comunidades periféricas do país. Celebrar essa data, portanto, para nós é algo muito especial, mas também importante para inspirar e estimular outras organizações nesta causa", conclui Chagas.
A ideia de dar mais espaço ao empreendedorismo feminino foi impulsionada também pela análise da equipe do Instituto Neoenergia sobre dados relevantes do empreendedorismo feminino no Brasil. Segundo o Global Entrepreneurship Monitor – responsável pela principal pesquisa sobre empreendedorismo do mundo -, o Brasil atingiu 30 milhões de mulheres empreendedoras em 2020, número equivalente a quase metade do mercado empreendedor no país (48,7%). No estudo realizado pela Rede Mulher Empreendedora, mulheres empregam mais mulheres, criando um movimento circular e positivo, mantendo em seus negócios 83% de colaboradoras mulheres, enquanto nos negócios liderados por homens, esse percentual cai para 63%.
“Nos chamou à atenção que, mesmo diante dos desafios da pandemia, as mulheres buscaram soluções empreendedoras, gerando um crescimento, desenvolvimento econômico em suas regiões, e, consequentemente, uma melhor distribuição de renda, mas, como sempre digo, é preciso fazer mais. Esses dados nos ajudaram a ver que estávamos no caminho certo, mas precisávamos avançar. E nessa direção, pensamos a criação da campanha Deixa Ela Te Inspirar, como mais uma data que se integra ao cronograma de ações da Neoenergia, contemplou trazer essas histórias que têm feito a diferença, tanto de mulheres intraempreendedoras da Neoenergia, como as daquelas dos projetos que apoiamos, trazendo mais conhecimento a ser compartilhado com outras mulheres", destaca Renata Chagas.
Confira a programação e canais da Neoenergia:
Live #DeixaElaTeInspirar (inscreva-se em nosso canal no YouTube) dia 19/11 às 19h, com moderação de Sônia Araripe, Editora, Diretora e Empreendedora da Revista Plurale, uma das maiores publicações de Sustentabilidade do país.
Podcast #DeixaElaTeInspirar: acompanhe o primeiro dos quatro episódios em nosso canal de podcast, onde mulheres intraempreendedoras da Neoenergia contam suas histórias de vida e carreira. Basta clicar no link: https://open.spotify.com/episode/3a0EtYsamI3cJ8NQwQpvp7?si=776fe52c391a4a89.
Conheça mais sobre nossas iniciativas no ODS 5
Impactô Mulheres e Prêmio Inspirar
O Instituto Neoenergia lançou este ano dois projetos para valorizar iniciativas de liderança feminina: o Impactô Mulheres e o Prêmio Inspirar. O Impactô é um projeto de aceleração social realizado em parceria com o Instituto Ekloos, que teve pela primeira vez uma edição voltada exclusivamente a ONGs e negócios sociais que tivessem mulheres como principais gestoras, fundadoras ou cofundadoras, beneficiando instituições de cinco estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Piauí.
O Prêmio Inspirar foi criado para reconhecer mulheres que promovem transformação social por meio da arte e da cultura em comunidades periféricas localizadas nos municípios do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense (RJ) e do estado de Pernambuco (PE). Foram premiados projetos de empoderamento de gênero, como o Redes da Maré, que se dedica a produzir conhecimento, por meio de ações para a formulação de direitos e políticas públicas que melhorem a vida dos 140 mil moradores das 16 favelas da Maré, uma das maiores comunidades do Rio de Janeiro. Outros projetos que se destacaram foram o Boi Mandigueira, de arte, cultura e identidade racial, no Recife, e a Associação de Mulheres de Nazaré da Mata, da Zona da Mata Pernambucana, que atua pelos direitos, desejos, sonhos das mulheres e no enfrentamento à violência doméstica.
“Buscamos demonstrar o nosso compromisso e empenho no alcance do ODS 5, inspirando outras companhias e nossa cadeia de valor a empreenderem iniciativas para a redução da desigualdade de gênero, e a um olhar atento aos inúmeros desafios que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho", afirma a diretora-presidente do Instituto Neoenergia, Renata Chagas.
Intraempreendedorismo na Neoenergia
A Neoenergia busca inspirar novas iniciativas do setor privado, governo e da sociedade civil para criar oportunidades e ampliar a representatividade feminina. Internamente, a companhia atua com um Programa de Diversidade que tem como foco promover um ambiente de trabalho de inclusão, respeito às diversidades, empoderamento e combate ao preconceito. Os processos de Recursos Humanos foram revisados e a empresa passou a promover processos seletivos mais inclusivos e formar lideranças para gestão da diversidade. Hoje, a Neoenergia tem 43% de mulheres nas suas equipes corporativas em na sua diretoria executiva, a proporção de presença feminina é de 44% .
A empresa tem adotado soluções para ampliar o intraempreendedorismo. Em 2017, foi pioneira ao criar da primeira Escola de Eletricistas Mulheres no país, iniciativa reconhecida internacionalmente em um estudo de caso publicado pelo WeEmpower –programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia. O documento aponta a Escola de Eletricistas da Neoenergia como exemplo de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), na promoção da educação e desenvolvimento profissional para mulheres.
Em junho deste ano, a Neoenergia fechou um contrato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e se tornou a primeira empresa no país a patrocinar exclusivamente a Seleção Brasileira de futebol feminino e a competição nacional de clubes. Essa parceria reflete o compromisso da companhia em igualar diferenças históricas entre homens e mulheres no mercado de trabalho, gerando melhores oportunidades.
A companhia busca ainda incentivar empreendedoras locais em seus negócios. Um exemplo é o apoio à Associação Comunitária das Louceiras Negras da Serra do Talhado, entidade formada por mulheres da Comunidade Quilombola da Serra do Talhado Urbana, em Santa Luzia (PB), que produz peças de barro, como panelas e vasos. A iniciativa da Neoenergia gerou diversos materiais de divulgação para dar maior visibilidade ao trabalho feito pelas artesãs, além de um curso de empreendedorismo. A comunidade está localizada próximo ao Complexo Eólico Chafariz e às usinas solares Luzia.
Notícias relacionadas
2024-11-12
Judoca Bia Souza, medalha de ouro em Paris 2024, é a nova embaixadora do Time Neoenergia
2024-11-11
Grupo CCR e Neoenergia firmam contrato de autoprodução de energia eólica no Nordeste
2024-11-07
Neoenergia prevê investimento de R$ 4,7 milhões em eficiência energética em instituições de Ensino Federal até 2025
2024-11-01
Portaria autoriza projeto de descarbonização em Fernando de Noronha pela Neoenergia
2024-11-01