PT language
  • EN
  • ES
rede-obra-distribuicao

Neoenergia investe e impulsiona mão de obra na cadeia produtiva de energia

30/08/21

​​

 

 

rede-obra-distribuicao

Ao todo companhia soma mais de 38 mil colaboradores diretos, entre próprios e terceiros, e mais de 100 mil indiretos em todo o território nacional   

 

A Neoenergia tem como premissa manter um sólido plano de investimentos nos próximos anos, reforçando a saúde e responsabilidade financeira da companhia. Em 2021 a previsão é investir em expansão de Redes, qualidade de serviço, novas linhas de transmissão e na construção de parque eólicos e fotovoltaicos. Para isso, a empresa conta com uma cadeia de fornecedores parceiros, que ultrapassa 38 mil colaboradores diretos, entre próprios e terceiros, e mais de 100 mil indiretos em todo o território nacional. 

Os investimentos totais com empresas terceirizadas alcançaram R$ 25,6 bilhões, em 2020, incluindo compras de energia elétrica. Em materiais e serviços, foram cerca de R$ 8 bilhões, dos quais 99% referentes a fornecedores locais, instalados no território nacional. Desses, cerca de 70% concentram-se na Bahia, em São Paulo, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. 

“O compromisso com nossos mais de 15 milhões de clientes, sociedade e acionistas são traduzidos não apenas em nossos negócios, mas também por meio de ações sociais e boas práticas cultivadas ao longo de nossa trajetória. Temos um arrojado plano de investimento e contamos com nossos parceiros que estão juntos ao longo de todo o percurso”, conta Mario Ruiz-Tagle, CEO da Neoenergia. 

Do total, cerca de 6,5 mil empresas atuaram como fornecedoras, contratadas para serviços diversos voltados para a cadeia produtiva da Neoenergia. Dos 1040 contratados em 2020, 68 são considerados estratégicos para a companhia, pois foram responsáveis por 80% das compras da empresa no último ano. A área de Distribuição concentra a maior parte dos contratos de terceiros, sendo 20 Empresas Prestadoras de Serviços (EPS), como leituristas, técnicos de manutenção, entre outros. 

A companhia prioriza o fornecimento por empresas locais, devido à valorização da mão de obra e por praticarem preços mais competitivos na contratação de serviços e insumos gerais. Para o fornecimento de produtos mais sofisticados, como isoladores e pequenos transformadores, a Neoenergia conta com parceiros nacionais, e para materiais nível A, exemplo de transformadores de tensão e de potência e religadores, são contratados fornecedores globais, com operações no Brasil. 

A Neoenergia investe imprescindivelmente em parceiros que estejam alinhados a seus pilares e que possam contribuir ainda mais para uma transição energética efetiva, bem como boas práticas sociais e ambientais. Além disso, tem sido crescente o movimento de grandes investidores em cobrar de empresas e cadeias de fornecedores o comprometimento com negócios que sejam baixo-intensivos em carbono. Isso incentiva ainda mais um ambiente favorável à inovação tecnológica para a descarbonização da economia. 

 

Notícias relacionadas