PT language
  • EN
  • ES
Instituto Neoenergia: Prêmio Inspirar 2024 tem vencedoras em quatro estados e no DF

Instituto Neoenergia: Prêmio Inspirar 2024 tem vencedoras em quatro estados e no DF

16/08/24

Lideranças femininas são reconhecidas pela atuação,

no campo da arte e da cultura, em suas comunidades

 

Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto Neoenergia anunciou as 16 lideranças femininas vencedoras do Prêmio Inspirar. Elas são de quatro estados – Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Pernambuco –, além do Distrito Federal. Juntas têm em comum a capacidade de melhorar a qualidade de vida de suas comunidades por meio da arte e da cultura. A relação das vencedoras está disponível aqui . As vencedoras dividirão a premiação de R$ 122.800 mil.

Temos o compromisso de valorizar cada vez mais o papel da mulher na sociedade. A arte e a cultura são ferramentas fundamentais para a inclusão social, principalmente, em regiões distantes dos grandes centros urbanos. O Prêmio Inspirar é um reconhecimento da atuação feminina para fortalecer a cultura local” afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

Ao todo, 106 mulheres tiveram suas inscrições válidas e concorreram este ano, sendo 77% delas negras, de 48 municípios e regiões administrativas da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraíba e no Distrito Federal, alcançando localidades remotas e em vulnerabilidade social.

O Prêmio Inspirar tem parceria técnica com a Baluarte Cultura e colaboração das cinco distribuidoras da Neoenergia – Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE). As candidatas concorreram em duas categorias: Mulheres e Coletivos. Catorze delas foram escolhidas por votação popular e as outras duas por mérito cultural, selecionadas pelo Comitê Externo de Especialistas. Foram avaliados critérios como inspiração, transformação, articulação, diversidade e criatividade. A premiação também considerou o engajamento das lideranças em melhorar a qualidade de vida das pessoas das comunidades em que atuam, impulsionando o desenvolvimento sustentável.

 

Notícias relacionadas