PT language
  • EN
  • ES
Instituto Neoenergia apoia recuperação cultural do Rio Grande do Sul, por meio do Programa Emergencial Rouanet do Ministério da Cultura

Instituto Neoenergia apoia recuperação cultural do Rio Grande do Sul, por meio do Programa Emergencial Rouanet do Ministério da Cultura

05/07/24

Com a iniciativa, Instituto Neoenergia passa a apoiar o Museu da Cultura Hip Hop,

em Porto Alegre, reafirmando o comprometimento com o setor cultural

 

O Instituto Neoenergia, parte do investimento social privado da Neoenergia, aderiu ao Programa Emergencial Rouanet Rio Grande do Sul, do Ministério da Cultura e passa a apoiar o Museu da Cultura Hip Hop, em Porto Alegre, primeiro museu do gênero na América Latina. Essa iniciativa visa manter as atividades da instituição, apoiar artistas locais, promover o grafite e revitalizar outros espaços culturais na cidade.

Em um momento em que o Rio Grande do Sul está se reconstruindo, após as fortes chuvas que assolaram o estado, o Instituto Neoenergia reafirma seu comprometimento com o setor cultural. A iniciativa tem o objetivo de contribuir no fortalecimento da arte e da cultura como pilares de transformação social, bem como na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Também estão previstas ações humanitárias, incluindo cuidados à saúde mental e doação de cestas básicas à população gaúcha.

“Seguimos o compromisso de atuar de forma colaborativa para que a arte e a cultura ajudem no processo de recuperação do Rio Grande do Sul. Como nosso Plano de Atuação Plurianual prevê uma frente para apoiar ações emergenciais de diversas naturezas, foi possível atender o pedido do Ministério da Cultura. Esta iniciativa está alinhada às ações de salvaguarda de patrimônio que integram o pilar de arte e cultura”, explica Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

Além disso, o Instituto Neoenergia apoiará a continuidade do Plano Bienal do Museu, garantindo o acesso à cultura por meio de várias ações como: desenvolvimento de atividades formativas e culturais; manutenção do patrimônio e dos recursos humanos necessários para a gestão; e atendimento do público.

O início da ação foi celebrado um evento, em Porto Alegre, na quarta-feira (3), com a presença dos ministros Margareth Menezes (Ministra da Cultura), Paulo Pimenta (Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Brasil) e Waldez Góes (Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional), além de diversos representantes da área de cultural.

 

Notícias relacionadas