PT language
  • EN
  • ES

Com apoio do Instituto Neoenergia, Curta Caicó seleciona filmes de todo o Brasil

29/02/24

Inscrições para seleção da 7ª edição do

festival de cinema, no Rio Grande do Norte, vão até 17/3

Rio de Janeiro, 29 de fevereiro

O Curta Caicó está com inscrições abertas até 17 de março para seleção de filmes produzidos em todo o país. Os interessados em participar da sétima edição do festival de cinema, na cidade da região do Seridó (RN), podem concorrer com produções de até 20 minutos, com data de finalização a partir de janeiro de 2022. A inscrição é gratuita e está disponível em  www.curtacaico.com.br e no Instagram (@curtacaico). Os escolhidos serão anunciados em setembro, e a mostra será realizada em outubro.

O Curta Caicó tem apoio do programa de editais Transformando Energia em Cultura, realizado pelo Instituto Neoenergia em parceria com as distribuidoras da companhia, incluindo a Neoenergia Cosern que promove a iniciativa no estado, por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo. A concessionária atende cerca de 1,5 milhão de clientes no Rio Grande do Norte.

Pelo segundo ano consecutivo, o festival vai incentivar a formação em cinema com atividades de roteiro e oficina de linguagem audiovisual em escolas públicas. No ano passado, os alunos produziram sete curtas-metragens sob a coordenação de profissionais de várias partes do país. Os filmes foram exibidos ao ar livre com participação de pais, alunos, professores e a comunidade em geral.  

“Temos o compromisso de promover ações socioculturais em nossas áreas de atuação para, entre outros objetivos, valorizarmos a rica diversidade brasileira. Iniciativas, como o Transformando Energia em Cultura, ajudam a fortalecer a cadeia de negócios do empreendedorismo cultural, além de promover o desenvolvimento social das comunidades”, afirma Renata Chagas, Diretora do Instituto Neoenergia.

Criado em 2018, o festival incentiva, principalmente, as produções regionais do cinema brasileiro. Até a última edição, o festival recebeu mais de 4.200 inscrições de filmes de todas as regiões do país.

Nosso programa de formação vem revelando novos talentos do Seridó. Em 2023, só o Laboratório de Roteiro fomentou o surgimento de nove realizadores locais que produziram filmes sobre mestres e mestras da cultura popular da região”, destacou Raildon Lucena, diretor do festival.

 

Notícias relacionadas