PT language
  • EN
  • ES

Neoenergia inicia operação dos medidores inteligentes

14/12/20

A Neoenergia acaba de iniciar a operação dos medidores inteligentes instalados em Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista, em São Paulo, por meio do Projeto Energia do Futuro. Com isso, a Elektro – distribuidora de energia do grupo que atua na região – passou a receber direta e diariamente as informações de consumo, sem precisar ir até os imóveis para fazer a leitura. Outro benefício é que a empresa recebe alertas quando acontecem quedas de energia dando agilidade à resolução de eventuais falhas de forma ainda mais rápida e assertiva. 

Um exemplo disso é quando um galho de árvore toca a rede elétrica e provoca um curto-circuito que interrompe o fornecimento em algum bairro. Os medidores identificam que o serviço não está chegando às casas com a tensão esperada e envia um aviso imediatamente ao Centro de Operações da companhia. Como todos os medidores da região atingida irão fazer o alerta, a empresa terá a dimensão exata do problema sem que os clientes precisem entrar em contato. 

Os medidores fazem parte das smart grids, as redes inteligentes, que são uma tendência mundial no mercado de energia e preveem o uso de inovação para aprimorar a qualidade do serviço. Outra tecnologia adotada no Projeto Energia do Futuro e que também faz parte desse movimento de modernização é a do sistemaAIR, sigla para Automação Inteligente de Redes, aliado para reduzir a abrangência e duração das quedas de energia. O sistema tem uma inteligência integrada e a partir dos religadores, que ficam nos postes, atua para que a falha seja resolvida em poucos segundos, sem necessidade de intervenção humana. 

Mais uma facilidade dos medidores inteligentes para os clientes virá nos próximos meses. Em 2021, os consumidores poderão consultar pelo site quanto gastaram de energia no dia. Esse benefício poderá ser útil até para economizar, já que poderão saber, por exemplo, qual é a redução no consumo de um dia sem ligar o chuveiro elétrico ou ar-condicionado. A clareza da quantidade diária consumida poderá incentivar o uso mais consciente a energia elétrica.

Mostrar mais +

Notícias relacionadas