- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores

Neoenergia inaugura postos de recarga para veículos elétricos em capitais do Nordeste
Neste primeiro momento, as estações de abastecimento de veículos elétricos nos shoppings funcionarão de forma gratuita
A Neoenergia realizou, nesta quinta-feira (20), a entrega dos primeiros eletropostos que integram o projeto Corredor Verde - a primeira eletrovia do Norte e Nordeste e que possui 1.200 quilômetros de extensão, uma das maiores do Brasil. Foram instalados ao todo seis pontos de recarga em shoppings de Salvador, Recife e Natal, sendo dois em cada um dos estabelecimentos, que ficam localizados nos estados de atuação das distribuidoras da companhia, sendo eles: Shopping da Bahia (Salvador | Bahia | Coelba), RioMar Shopping (Recife | Pernambuco | Celpe) e Natal Shopping (Natal | Rio Grande do Norte | Cosern). Os pontos de recarga instalados são do tipo Wallbox e possuem carga média, com capacidade para um veículo por vez, com conector AC Tipo 2 (mais comum entre as opções disponíveis no mercado).
Neste primeiro momento, as estações de abastecimento de veículos elétricos nos shoppings funcionarão de forma gratuita. A intenção é aproveitar este início para divulgar o espaço e apresentar esta nova possibilidade de recarga para os proprietários de carros elétricos. A via de mobilidade elétrica desenvolvida pela Neoenergia vai permitir aos motoristas de carros movidos a eletricidade se deslocarem por seis estados nordestinos: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O projeto sustentável estimula a descarbonização da economia, com o uso de automóveis que utilizam fontes renováveis de energia.
"O Corredor Verde da Neoenergia é uma iniciativa inovadora de estímulo à sustentabilidade. O projeto oferece à sociedade uma alternativa possível para contribuir com o combate às mudanças climáticas. Incentivar a mobilidade elétrica significa reduzir a emissão de gases de efeito estufa por meio da descarbonização da frota de veículos”, declara o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia, José Brito.
Após concluído, o Corredor Verde terá 1.200 quilômetros de extensão, cortará seis dos nove estados do Nordeste, passando por 70 municípios e contribuindo para que milhares de pessoas possam aderir à mobilidade elétrica de forma mais sustentável. Além do benefício ambiental, o carro movido a eletricidade possui outras vantagens, a exemplo da eficiência. O veículo elétrico roda 100 quilômetros por um valor menor quando comparado a outros combustíveis. Evita a poluição sonora, pois não emite sons, e pode ser mais prático, já que o motor elétrico possui menos peças e ocupa um espaço menor no carro. Todos esses fatores combinados contribuem no estímulo à consciência ecológica e no investimento em iniciativas ‘verdes’.
O Corredor Verde é resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da Neoenergia, que integra planos da companhia em investir no estímulo de utilização de veículos elétricos e no processo de descarbonização da economia. O projeto também está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. Dentre os ODS, a companhia tem especial foco no número 7, voltado a levar energia acessível e limpa para todos e o ODS 13, que busca tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
Notícias relacionadas
2025-02-17
Neoenergia registra lucro ajustado de R$ 4,3 bilhões em 2024
2025-02-12
Carlinhos Brown é destaque em campanha da Neoenergia para o Carnaval 2025
2025-01-30
Campeã paralímpica de atletismo Rayane Soares é a nova embaixadora do Time Neoenergia
2025-01-29
Neoenergia e Grupo CCR concluem acordo de autoprodução de energia eólica
2025-01-24