PT language
  • EN
  • ES

Neoenergia impulsiona criação de Norma Brasileira sobre medição inteligente

13/07/22


 

Com a crescente demanda do setor elétrico brasileiro por expansão da tecnologia de medição inteligente, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou uma nova norma, a NBR 16968:2022, que contribui para a padronização da comunicação entre equipamentos de diferentes fabricantes. O protocolo teve como base estudos desenvolvidos pela Neoenergia e parceiros para um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)​, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A principal vantagem será a otimização da infraestrutura de medição, viabilizando a ampliação das redes inteligentes.

Com a padronização do protocolo de medição e comunicação, as integrações com sistemas de telemedição são simplificadas, favorecendo implantação da medição inteligente. A potencialização dos investimentos contribuirá para melhoria da gestão do consumo e qualidade do fornecimento", explica Benedito Somaio, gerente de Projetos Estratégicos de Tecnologia de Distribuição da Neoenergia.

O padrão adotado pela ABNT foi baseado no protocolo de medição DLMS (Device Language Message Specification), criado pela IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional) e amplamente utilizado na Europa. A Neoenergia apresentou uma proposta inicial que foi adotada como base para definição do protocolo nacional. O objetivo foi dar mais eficiência à modernização de redes de medição inteligentes ao dar mais um passo para a interoperabilidade e reduzir a necessidade de adaptações de infraestrutura para a instalação desses equipamentos. A Neoenergia foi pioneira na definição desses padrões.

A proposta da Neoenergia foi revisada no Grupo de Trabalho do Protocolo DLMS, que integra a Comissão de Estudo de Medidores Integradores da ABNT. Além da Neoenergia, participaram o Instituto de Pesquisa Lactec, concessionárias de energia e fabricantes de equipamentos de medição. Estão em andamento novas pesquisas para padronizar laboratórios para certificação do DLMS e de outros padrões e dispositivos de comunicação de redes inteligentes, para ensaios de interoperabilidade dos equipamentos de medição demandados por fabricantes.

O Gerente Corporativo de P&D, José Antonio Brito, acrescentou que: “O protocolo de medição poderá ser aplicado em diferentes dispositivos que compõem os sistemas de medição, sejam medidores individuais ou sistemas de medição centralizada, contribuindo com diferentes aplicações da medição de energia elétrica".

Os medidores inteligentes têm papel central na expansão das smart grids, redes elétricas que podem integrar de forma inteligente e dinâmica as ações de todos os usuários conectados a elas para fornecer eletricidade de forma eficiente, sustentável, econômica e segura. Esses equipamentos são dotados de tecnologia para o acompanhamento remoto e em tempo real do consumo e da qualidade do fornecimento. Além disso, permitem a leitura dos fluxos bidirecionais da energia, facilitando o controle em locais que possuem geração distribuída.


 

 

 

Notícias relacionadas