- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores
Neoenergia implantará rede privativa para expansão de redes inteligentes no Distrito Federal
Neoenergia torna-se pioneira na obtenção da
autorização da faixa de frequência em 450MHz no Brasil
Rio de Janeiro, 10 de abril de 2024
A Neoenergia avança no processo de modernização do sistema elétrico na área de concessão de sua distribuidora no Distrito Federal (Neoenergia Brasília) com a implantação da rede LTE privativa. O projeto inicia ainda este ano e será concluído em 2024 com a instalação de duas estações rádio-base na região de Taguatinga. A tecnologia permitirá a expansão das redes elétricas inteligentes através da liberação da faixa de frequência em 450MHz, levando qualidade e inovação em ambientes mais diversos.
Essa iniciativa faz parte do projeto P&D Godel Multilink, em parceria com o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A tecnologia LTE alcançará novos patamares de conectividade e produtividade na área de distribuição elétrica. Com a aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do uso da frequência 450MHz, a Neoenergia torna-se pioneira na obtenção da autorização nessa faixa de frequência no Brasil. O licenciamento das estações para uso de rádio está autorizado pelo prazo de 15 anos.
A uso da nova frequência foi apresentada no UTCAL Summit 2024, evento sobre tecnologias de telecomunicações e automação, que termina na próxima sexta-feira (12), no Rio de Janeiro.
“A presença dessa tecnologia em nossa rede fomenta uma melhoria no monitoramento de toda distribuição de energia. As redes LTE privativas oferecem uma infraestrutura de comunicação sólida e segura e em frequências mais baixas é possível alcançar uma cobertura robusta e confiável, mesmo em áreas remotas ou com condições desafiadoras de sinal”, explica Ricardo Leite, superintendente de Smart Grids da Neoenergia.
Dessa forma, a Neoenergia garante uma maior confiabilidade à transmissão de dados dos equipamentos do projeto de redes inteligentes para o Centro de Operações da Neoenergia Brasília, com o objetivo de reforçar a qualidade do serviço para todos os clientes.
Notícias relacionadas
2024-11-21
Neoenergia anuncia uso pioneiro de transformadores PVT para alimentação de subestação em MG
2024-11-19
Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 premia 8 mil alunos em edição histórica com apoio da Neoenergia
2024-11-19
Neoenergia expande programa interno para talentos negros a partir de 2025
2024-11-18
Neoenergia antecipa projeto de transmissão e assegura receita de R$ 43 milhões
2024-11-12