PT language
  • EN
  • ES
Imagem mostra a governadora de PE, Raquel Lyra; a eletricisita Aline Correira; o CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui; e a vice-governadora de PE, Priscila Krause

Neoenergia celebra formatura de novos e novas eletricistas em Pernambuco

22/08/23

Profissionais capacitados pela Escola de Eletricistas estão prontos para atuar

em redes de distribuição de energia elétrica em todo o país

Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2023 

Mais uma turma de eletricistas está pronta para atuar em redes de distribuição de energia elétrica em todo o país. A Neoenergia celebrou nesta segunda-feira (21) a formatura de 78 alunos da Escola de Eletricistas, em Pernambuco, onde a empresa atende a cerca de quatro milhões de clientes em todo o estado. Do total de formandos, 42 mulheres receberam o diploma.

Lugar de mulher é onde ela quiser. Para essa fazer valer de verdade, é necessário oportunidade. E foi isso que tivemos. Para muitas de nós, trabalhar com eletricidade não estava nos planos, mas aqui estamos. Graças à Neoenergia, cada dia temos mais mulheres como eletricistas. Estamos prontas para começar uma nova história”, afirmou a eletricista Aline Correia durante o evento.

A cerimônia de formatura, realizada nesta segunda-feira (21), contou com participação do CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui; da diretora vice-presidente de Regulação Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia, Solange Ribeiro; do diretor-presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral; e da governadora do estado, Raquel Lyra.

A Escola de Eletricistas é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Vimos aqui histórias de profissionais que se formaram no projeto e têm crescido dentro do grupo. A carreira de vocês está apenas começando. Muitos dos nossos eletricistas estão fazendo engenharia e buscam se qualificar cada vez mais. Continuem a estudar. Somos um grupo global e muitos profissionais já saíram daqui para trabalhar nos Estados Unidos, no México, na Austrália. Espero ver todos dentro do grupo Neoenergia em breve”, afirmou Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, também parabenizou a iniciativa. “É muito importante ter iniciativas que permitam aliar a qualificação profissional e vocação para o mercado, esse é um grande exemplo disso. Tudo que essas pessoas precisam é de oportunidade de aprendizado e de exercer uma profissão que permita melhorar a sua qualidade de vida e das suas famílias”, destacou a governadora.

A Escola de Eletricistas busca estimular a geração de emprego e renda, além de ampliar a oportunidade de uma nova profissão para mulheres, contribuindo para a equidade de gênero em carreira majoritariamente masculina.

Desde a sua criação, a Escola de Eletricistas já formou a 5.692 eletricistas, sendo 4.848 homens (3.679 contratados) e 844 mulheres (563 contratadas). As aulas são ministradas pelo Senai, no Nordeste e no Distrito Federal; e pelo Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT/ETEC), em São Paulo.

O conteúdo é dividido em duas partes, o teórico e o prático, possibilitando uma formação completa para os alunos. Todas as pessoas com idade acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem se inscrever.

A iniciativa foi pioneira ao criar turmas para mulheres, a fim de promover a diversidade e a inclusão, e é reconhecida como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia, para estimular boas práticas das empresas.

 

Notícias relacionadas