- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores

Neoenergia contribui para consolidação do mercado de geração distribuída no Brasil
Geração distribuída é o termo dado à energia gerada no local de consumo ou próximo a ele, por meio de diversas fontes de energia renovável como a energia solar, eólica e hídrica. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil, atualmente, a consolidação do mercado de geração distribuída no país é impulsionada pela fonte solar fotovoltaica, na qual a Neoenergia Comercialização vem atuando de forma consistente.
A Neoenergia atua na elaboração de projetos, análise de viabilidade econômica, instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos (energia solar) para micro e minigeração, criando soluções sustentáveis para clientes residenciais, comerciais e industriais. Segundo Hugo Nunes, Diretor de Liberalizados da Neoenergia, “O grande diferencial da energia solar é que, além de ser uma fonte de geração limpa, cria valor econômico para o cliente por ser um investimento rentável. Os sistemas fotovoltaicos possuem vida útil de aproximadamente 25 anos, possibilitando 100% do retorno do valor investido dentro dos primeiros anos de operação".
ENERGIA LIMPA E RENTÁVEL
Com esse modelo é possível promover a descentralização dos processos, aproximando os clientes das fontes de geração; a descarbonização, por meio da utilização de fontes renováveis e limpas de geração; e a digitalização, que disponibiliza o acompanhamento on-line de sua geração e respectiva receita associada, tudo isso independente do porte do cliente. Além disso, se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 7 (energia limpa e acessível) e 13 (ação contra mudanças climáticas).
Em 2019, a soma da potência dos sistemas residenciais vendidos pela Neoenergia foi de 4.300 kWp (quilowatt-pico, unidade de medida de sistemas solares) nos estados brasileiros de Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Essa potência equivale ao consumo mensal, por exemplo, de 3.627 aparelhos de ar-condicionado, 5.864 chuveiros elétricos ou 14.381 geladeiras frost free de duas portas.
INVESTIMENTO SEGURO
Para Nunes, dada a capacidade de redução da fatura, o mercado de energia solar já está consolidado no Brasil e no mundo. Ele ainda ressalta que a geração própria fotovoltaica é uma opção segura e de baixo risco, pois, diferentemente de outras aplicações financeiras, se mantém rentável até mesmo em períodos de crise, por não sofrer interferência direta de variáveis do mercado, como a bolsa de valores.
“Considerando o valor de aquisição do sistema solar fotovoltaico, somado aos valores mensais de redução da conta de energia, entre o quarto e o sétimo ano já é possível obter retorno do investimento, que chega a superar a rentabilidade de aplicações tradicionais, como poupança ou CDB.”, explica Nunes.
Ao instalar um sistema fotovoltaico, “o cliente passa a ter uma redução imediata nos custos com energia, ao mesmo tempo em que valoriza o seu imóvel, e tudo isso de maneira alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A energia solar veio para ficar”., conclui o Diretor.
Deseja ter mais informações? Clique aqui e acesse o portal da Neoenergia Comercialização.
ShP - Certificado Laranja
Notícias relacionadas
2025-04-22
Neoenergia vende 50% de Itabapoana Transmissão
2025-04-15
Nova campanha da Neoenergia celebra a potência feminina no esporte e reforça apoio às atletas embaixadoras da marca
2025-03-27
Instituto Neoenergia lança chamada inédita unificada de editais para apoiar projetos sociais
2025-03-21
Neoenergia é reconhecida entre as empresas mais exemplares do mundo em sustentabilidade
2025-03-14